PUBLICIDADE

Brasil e França fecham acordo para projetos espaciais

A parceria foi fechada com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França pelo ministro Marcos Pon...

24 jun 2019 - 20h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Agência Espacial Brasileira (AEB), representados pelo ministro Marcos Pontes e pelo presidente da AEB, Carlos Moura, assinaram um acordo de interesse no desenvolvimento de projetos espaciais em parceria com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).

O presidente da AEB, Carlos Moura e o ministro Marcos Pontes, em viagem à França. (Fonte: MCTIC/Divulgação)

Foto: TecMundo

Marcos Pontes, em viagem oficial à França, disse que o Brasil tem interesse em fechar parcerias parecidas com outros países, além da França.

A parceria, tem o objetivo de aproximar os dois países em assuntos aeroespaciais e prevê a cooperação para o intercâmbio de projetos em conjunto. Faz parte do acordo, iniciativas para o Centro Espacial de Alcântara no Maranhão, contudo, apenas se o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos for aprovado no Congresso Nacional.

Na França, o ministro Marcos Pontes participou da Feira Internacional Paris Air Show onde se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron.

O encontro do presidente da França Emmanuel Macron e o ministro Marcos Pontes. (Fonte: MCTIC/Divulgação)

Foto: TecMundo

Sobre o CNES

O Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (Centre National d'Études Spatiales), fundado em 1961, é o órgão responsável pela formulação e implementação da política espacial da França. E que visa o criação e amadurecimento de novos sistemas e novas tecnologias espaciais, com o objetivo de garantir o acesso da França ao espaço.

O CNES participa de diversos outras parcerias de projetos especiais com a comunidade científica internacional e conta com cerca de 2.400 funcionários e que busca promover novas tecnologias focadas em: espaço, ciências, observação, telecomunicações e defesa.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade