PUBLICIDADE

Bitcoin ensaia melhora frágil após tombo com reviravolta da Tesla

13 mai 2021 - 10h05
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O bitcoin ensaiava recuperação nesta quinta-feira, um dia depois de cair 17% na esteira de declarações do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de que a empresa deixará de aceitar a moeda digital como pagamento por seus carros.

Ilustração representando Bitcoin 
08/01/2021
REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração representando Bitcoin 08/01/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

O preço da mais importante criptomoeda do mundo subia cerca de 1,3%, a 50.036,35 dólares, por volta de 9:40 (horário de Brasília). Na quarta-feira, caiu de cerca de 54.819 dólares para 45.700 dólares, seu valor mais baixo desde 1 de março, em pouco menos de duas horas após o tuíte de Musk.

O anúncio da Tesla em fevereiro de que tinha comprado 1,5 bilhão de dólares em bitcoin e que iria aceitá-la como pagamento por seus veículos elétricos está por trás de um dos principais suportes da moeda nesta ano.

Mas o presidente-executivo da montadora tem enfrentado pressão sobre o impacto ambiental do bitcoin desde o anúncio. A criptomoeda depende de computadores que competem para resolver problemas matemáticos complexos. A atividade precisa de grandes quantidades de eletricidade.

"Estamos preocupados com o rápido aumento do uso de combustíveis fósseis para mineração e transações de bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível", escreveu Musk no Twitter.

Os comentários de Musk agitaram os mercados, embora ele tenha dito que a Tesla não venderia nenhum bitcoin e voltaria a aceitá-lo assim que a "mineração" fizer a transição para uma energia mais sustentável.

Em um segundo tuíte nesta quinta-feira, Musk condenou a quantidade "insana" de energia usada para produzir bitcoin, o que momentaneamente pressionou a queda do bitcoin.

A moeda digital ainda está sendo negociada cerca de 30% mais alta do que antes do anúncio da Tesla em fevereiro.

Jeffrey Wang, chefe das Américas do Amber Group, um provedor de serviços de criptomoeda baseado em Vancouver, disse que a venda mais ampla de ativos de risco nos mercados tradicionais foi outro fator por trás da queda do bitcoin na quarta-feira.

O bitcoin atingiu o recorde de 64.895,22 dólares em meados de abril, caindo para 47.000 dólares apenas 11 dias depois, antes de pairar em torno de 58.000 dólares desde o início de maio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade