PUBLICIDADE

Bitcoin atinge recorde de US$11 mil

30 nov 2017 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

A bitcoin passou dos 11 mil dólares atingindo uma máxima histórica pelo sexto dia consecutivo nesta quarta-feira, após subir mais de 1 mil dólares em apenas 12 horas, aumentando preocupações de que uma bolha exploda de forma espetacular.

Ilustração de moedas de Bitcoin sobre notas de dólar
6/11/2017 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Ilustração de moedas de Bitcoin sobre notas de dólar 6/11/2017 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Foto: Reuters

Depois de subir mais de mil por cento desde o início do ano, a bitcoin subiu 15 por cento nesta quarta-feira. A criptomoeda atingiu 10 mil dólares pela primeira vez no início das negociações na Ásia, antes de subir para 11.395 dólares menos de 12 horas na bolsa BTStamp, em Luxemburgo.

A rápida ascensão da bitcoin levou a inúmeros alertas de que a criptomoeda virou uma bolha. Mas as advertências tiveram pouco efeito, com dezenas de novos hedge funds de moedas virtuais entrando no mercado e investidores de varejo se multiplicando.

O Blockchain.info, com sede em Londres, um dos maiores fornecedores globais de carteiras de bitcoin, disse à Reuters nesta quarta-feira que adicionou um número recorde de novos usuários na terça-feira, com mais de 100 mil clientes se inscrevendo, elevando o número total para mais de 19 milhões.

A evidência sugere que alguns dos usuários estão comprando bitcoin para usá-lo como meio de troca, mas também especulando.

"O que está acontecendo não tem nada a ver com a funcionalidade do bitcoin como moeda", disse Garrick Hileman, pesquisador da Universidade de Cambridge. "É uma bolha que se corrigirá em algum momento e as pessoas precisam ter muito cuidado".

Hileman, que na semana passada deu palestra no Banco da Inglaterra sobre os riscos da bitcoin e outras criptomoedas, também afirmou que há risco de o mercado entrar em colapso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade