PUBLICIDADE

Bitcoin afunda na plataforma japonesa MtGox

19 fev 2014 - 09h56
Compartilhar

O bitcoin, a moeda virtual, afundou nesta quarta-feira em Tóquio na plataforma MtGox, duas semanas depois de suspender as retiradas alegando um problema no software que serve de base para a moeda.

Para justificar esta decisão, o site de câmbios MtGox, uma das plataformas mais antigas e importantes do setor, alegou um problema técnico.

Na tarde desta quarta-feira, o bitcoin valia 286 dólares, contra os mais de 900 em janeiro neste mesmo site.

A MtGox declarou nesta quarta-feira que havia buscado uma solução para resolver a falha e assegurou que os bens de seus clientes estão protegidos.

"Com o novo sistema criado, a MtGox deve poder retomar em breve as operações de retirada", acrescenta o comunicado.

Esta "e-moeda", inventada em 2009 e emitida com códigos informáticos complexos, é guardada em carteiras eletrônicas e negociada através de plataformas de internet contra divisas reais, sem passar pelo sistema bancário.

Atualmente, há cerca de 11,8 milhões de bitcoins no mundo, segundo um estudo do Federal Reserve americano que não supervisiona esta moeda independente.

A fórmula matemática que criou limita o número a 21 milhões. Uma vez criados por transações, os bitcoins podem ser utilizados para comprar mercadorias, serviços ou negociar divisas on-line.

O bitcoin, que garante certo anonimato, também foi utilizado de maneira fraudulenta.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade