PUBLICIDADE

BC libera Visa para testes com WhatsApp Pay; plataforma segue sob análise

Empresa de cartões não poderá envolver a realização de qualquer transação real com usuários; BC diz que liberação não faz parte do processo de análise da operação do WhatsApp Pay

3 ago 2020 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central (BC) afirmou nesta segunda, 3, que a autorização para que a Visa realize testes com o WhatsApp Pay, sistemas de pagamentos anunciado em junho pela empresa de Mark Zuckerberg, não faz parte do processo de análise de liberação de funcionamento da plataforma no País - no dia 23 de junho, o BC suspendeu o WhatsApp Pay sob a alegação de que era preciso se debruçar mais sobre alguns pontos como competição e privacidade dos dados.

"No caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WhatsApp Pay, o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados", disse o BC. "Esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante", acrescentou a instituição.

De acordo com o BC, "os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outros pleitos". A instituição informou ainda que pretende concluir a análise o "mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários".

Conforme a nota, os testes não implicam autorização do BC,"nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reiteramos, deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização". "Ainda não houve manifestação sobre questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor", acrescentou a autarquia.

O BC afirmou ainda, por meio da nota, que o início dos testes com a plataforma é um "importante avanço". A instituição deu ainda as "boas vindas" a todos os arranjos de pagamentos "que quiserem seguir este caminho". O Brasil foi o primeiro país escolhido pelo WhatsApp para estrear no mercado de meios de pagamentos, em uma parceria com Cielo, Banco do Brasil e Nubank.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade