PUBLICIDADE

Balsas movidas a bateria revolucionam estreito entre Dinamarca e Suécia

14 mar 2019 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

Uma revolução silenciosa ocorreu no Estreito de Oresund, entre a Suécia e a Dinamarca, onde duas das maiores balsas movidas a bateria do mundo percorrem as águas depois de terem motores a combustão convertidos.

As balsas Tycho Brahe e Aurora, operadas pela sueca ForSea, têm mais de 100 metros de comprimento e fazem a movimentada travessia de 4 quilômetros entre Helsingborg, na Suécia, e Helsingor, na Dinamarca.

A rota possui mais de 7 milhões de passageiros e quase 2 milhões de veículos por ano com travessias a cada 15 minutos.

A conversão dos dois navios para uso de motores elétricos envolveu a instalação de 4,16 megawatts de capacidade de baterias em cada balsa, bem como em infra-estrutura em terra.

Usando robótica industrial e comunicações sem fio para otimizar os tempos de conexão, o carregamento das baterias leva menos de 6 minutos na Dinamarca e 9 minutos na Suécia, de acordo com Christian Andersson, engenheiro-chefe sênior da ForSea.

As balsas Tycho Brahe e Aurora entraram em operação em novembro passado e são atualmente as maiores do mundo livres de emissões de poluentes e que operam em uma rota de alta intensidade, segundo a ForSea.

"Toda a energia vem do vento ou da água, então são totalmente verdes", disse Andersson. "O principal destaque é a transformação de um navio convencional a diesel para um navio a bateria. Fizemos essa transformação em cerca de oito semanas", acrescentou.

Segundo ele, com a conversão, a emissão de 28 mil toneladas de dióxido de carbono por ano tem sido evitada, ajudando a reduzir a poluição nas duas cidades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade