PUBLICIDADE

Balão de internet do Google deu a volta ao mundo em 22 dias

A empresa afirmou que o projeto teve percalços pela mudança constantemente do vento na estratosfera

4 abr 2014 - 10h13
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O projeto do Google para levar internet gratuita e sem fio a lugares distantes do planeta por meio de um balão solar conseguiu dar uma volta completo no mundo em 22 dias. A companhia americana informou por meio de um post em sua rede social, o Google +, que o balão começou sua segunda volta no mundo e já viajou uma distância de 500 mil quilômetros.

O Loon foi apresentado pelo Google em 2013 para levar internet sem fio em lugares distantes do planeta, os balões flutuam na estratosfera e tem como objetivo criar uma rede de 20 km acima do solo, na estratosfera. Os voos atingem velocidade de 3,7 a 138 quilômetros por hora e tem como origem a cidade Comodoro Rivadavia, na Baía de São Jorge sudeste da Argentina.

A empresa afirmou que o projeto teve percalços pela dificuldade de o vento mudar constantemente na estratosfera.  “Houve momentos, por exemplo, quando este balão poderia ter sido puxado para dentro do vórtice polar (correntes de vento grandes e poderosos que chicotear torno de um círculo perto da estratosfera na região polar)”, explica a empresa.

“Podemos passar horas e horas rodando simulações de computador, mas nada nos ensina tanto quanto realmente enviando os balões para a estratosfera durante as quatro estações do ano.”, completa o Google.

De acordo com a empresa americana foi preciso usar algoritmos complexos para manobrar os padrões de voo do balão e mudar seu design, quando comparado ao projeto original. “Os projetos de balão anteriores tinham apenas um painel solar, mas aprendemos que dois painéis de frente na diagonal, nos permite captar mais luz solar em latitudes próximas aos polos”, explica.

Além do Google, o Facebook também está com um projeto para levar internet wi-fi gratuita para lugares longínquos, usando drones com painéis solareis.  

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade