PUBLICIDADE

Bain se une à Apple em oferta de U$18 bi por unidade de chips da Toshiba, dizem fontes

30 ago 2017 - 15h25
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Um consórcio liderado pela Bain Capital fez uma oferta revisada de última hora de 18 bilhões de dólares pela unidade de chips da Toshiba, trazendo a Apple para ajudar a reforçar a oferta, disseram fontes com conhecimento direto do tema.

Sede da Toshiba em Tóquio, Japão
14/02/2017 REUTERS/Toru Hanai
Sede da Toshiba em Tóquio, Japão 14/02/2017 REUTERS/Toru Hanai
Foto: Reuters

A nova oferta surge no momento em que o problemático conglomerado japonês e a Western Digital tentam obter um acordo antes do prazo de quinta-feira, disseram as fontes.

A Toshiba vem lutando para vender sua unidade de memória flash - a segunda maior produtora mundial de chips Nand no mundo - para cobrir bilhões em prejuízos da Westinghouse, seu falido negócio nuclear norte-americano.

A oferta revista é de cerca de 2 trilhões de ienes (18,2 bilhões de dólares). A Bain e a fabricante de chips sul-coreana SK Hynix serão responsáveis por 1,1 trilhão de ienes, enquanto a Apple fornecerá até 400 bilhões de ienes e os bancos japoneses darão cerca de 600 bilhões de ienes em apoio, disse uma das fontes.

A proposta também exige que a Toshiba seja parte do negócio, investindo 200 bilhões de ienes, segundo a fonte.

Um grupo liderado pela Bain já havia sido escolhido pela Toshiba como interessado preferido. Mas as negociações falharam quando investidores do governo japonês que compunham o consórcio disseram à Toshiba que estavam relutantes em fechar um acordo diante dos riscos legais de demandas da Western Digital.

A nova oferta da Bain foi projetada para solucionar o problema, convidando investidores financiados pelo Estado - a Innovation Network of Japan (INCJ) e o Development Bank of Japan (DBJ) - a investir no negócio apenas após a arbitragem com a Western Digital for encerrada, disse a fonte.

A oferta supera o 1,9 trilhão de ienes oferecidos pelo consórcio liderado pela Western Digital, que também inclui a KKR. Fontes bancárias já disseram, no entanto, que a Western Digital trabalha para elevar a proposta até 2 trilhões de ienes.

As fontes não quiseram se identificar, uma vez que as conversas são sigilosas.

Toshiba, Bain, SK Hynix, Western Digital e INCJ não quiseram comentar. Representantes da Apple, DBJ e KKR não estavam imediatamente disponíveis para comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade