PUBLICIDADE

Autoridade antitruste dos EUA se diz frustrada com acordo do Google com Fitbit

14 nov 2019 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares pressionaram as principais autoridades antitruste dos EUA por suas investigações das gigantes de tecnologia Google, Facebook, Amazon e Apple na quarta-feira, e a presidência de um subcomitê da Câmara expressou frustração com as contínuas aquisições das empresas.

 REUTERS/Arnd Wiegmann
REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

Em uma audiência do subcomitê antitruste do Comitê Judiciário da Câmara, Makan Delrahim, chefe da divisão antitruste do Departamento de Justiça, disse que sua equipe de investigação estava focada em entender como funcionam as transações de anúncios direcionados. O Facebook e o Google, em particular, dependem da publicidade para sua receita.

"Ao entender essa dinâmica competitiva, podemos compreender como os líderes de mercado têm poder de monopólio, como eles exercem esse poder e se a fonte desse poder é para a competição baseada no mérito ou se a fonte desse poder é excludente", disse Delrahim.

O Departamento de Justiça e o comitê estão analisando as quatro empresas, enquanto a Federal Trade Commission está investigando o Facebook e a Amazon. Grupos de dezenas de procuradores-gerais do Estado também estão investigando o Google e o Facebook.

Delrahim disse que o departamento estava trabalhando com os Estados em suas investigações. "Continuamos a coordenar com os procuradores-gerais estaduais as duas questões que foram tornadas públicas", disse Delrahim.

O representante David Cicilline, presidente do subcomitê, observou que o Google continuou com as aquisições, apesar da série de investigações antitruste, apontando em particular para as compras planejadas da Looker e da Fitbit. A aquisição da Looker, uma empresa privada de análise de big data, foi aprovada na semana passada.

"A arrogância da equipe executiva em buscar uma aquisição desse tamanho", disse ele, referindo-se à sua oferta de 2,1 bilhões de dólares pela Fitbit, "enquanto estiver sob investigações antitruste federais e estaduais, é surpreendente".

Grupos de fiscalização como o Public Citizen e o Center for Digital Democracy, entre outros, pediram a FTC na quarta-feira para bloquear o acordo.

"O Google sabe mais sobre nós do que qualquer outra empresa, e não deve ser permitido adicionar mais uma maneira de acompanhar todos os nossos movimentos", disseram eles em uma carta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade