PUBLICIDADE

Atualização do Android Q Beta resolve conflito com gestos de navegação

A Google providenciou uma alternativa para os usuários que preferem navegar por gestos no novo Andro...

9 jul 2019 - 14h38
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Para seguir a tendência de aproveitar mais as telas de smartphones — que crescem mais e mais a cada ano —, a Google optou por sacrificar os conhecidos botões inferiores do Android nas versões Beta do Android Q. O novo design, por outro lado, acarretou alguns problemas que, felizmente, a Google resolverá na próxima atualização.

Quase uma cópia idêntica da navegação dos iPhones, o botão de "retorno" deixou de existir na parte inferior da tela e foi substituído por um gesto: deslizar do canto da tela para o centro. No entanto, tal método de navegação já foi adotado por muitos aplicativos — até mesmo os da Google —, nos quais você pode puxar menus "escondidos" a partir do canto da tela. Essa confusão acabou levando ao fechamento de diversos apps por acidente, em vez de simplesmente abrir as seções do aplicativo.

A alternativa disponibilizada pela Google aos usuários que escolherem o novo estilo de navegação é algo que já foi adotado por algumas aplicações. Para acionar esses menus laterais, basta manter o dedo no canto da tela por um momento e deslizá-lo para o centro assim que o menu começar a surgir. Não é a solução mais rápida, mas contorna o conflito entre os gestos do sistema e os do aplicativo.

Mais reparos

Em uma matéria publicada pelo 9to5Google, um usuário diz ter tido acesso à próxima versão do Beta do Android Q e nela ter descoberto um novo ajuste nas opções do sistema. Segundo o relato, seria possível mudar a sensibilidade para a detecção do gesto de retorno, junto a um aviso de que "maior sensibilidade pode conflitar com gestos semelhantes de outros aplicativos."

Novo ajuste das configurações do Android. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)
Novo ajuste das configurações do Android. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)
Foto: TecMundo

Por fim, a Google reconhece que há pessoas que não fazem questão de ter toda a tela com informações úteis e preferem o estilo antigo de navegação, com os três botões inferiores. Esses usuários podem, então, habilitá-los facilmente no Android Q — sem preocupação com os novos gestos.

E aí? Achou a mudança interessante ou ainda prefere os botões clássicos? Comente abaixo.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade