PUBLICIDADE

Astronautas da ISS voltam à Terra após quase 140 dias

14 dez 2017 - 08h21
(atualizado às 08h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Capsula Soyuz pousa no Cazaquistão
Capsula Soyuz pousa no Cazaquistão
Foto: Nasa TV

A nave russa Soyuz aterrissou no Cazaquistão na manhã desta quinta-feira (14) e trouxe à Terra três dos seis astronautas que moravam na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O italiano Paolo Nespoli, o norte-americano Randy Bresnik e o russo Sergey Ryazansky pousaram em segurança às 6h38 (hora de Brasília) e puseram fim às suas missões após 139 dias no Espaço.

Na ISS, o astronauta italiano - que estava em sua terceira viagem espacial - liderou a missão "Vida", que realizou 13 experimentos sob a coordenação da Agência Espacial Italiana (ASI) e a Agência Espacial Europeia (ESA).

A maior parte delas envolvia o recolhimento de dados e informações para "preparar o terreno" para futuros voos tripulados por humanos até a Lua e o planeta Marte sem riscos para a saúde dos astronautas.

Nespoli, que tem 60 anos, ainda tornou-se o europeu mais velho a ir para uma missão espacial.

No dia 17 de dezembro, o astronauta Scott Tingle, da Nasa, o russo Anton Shkaplerov, da Roscosmos, e Norishege Kanai, da Agência de Exploração Espacial do Japão, partirão do cosmódromo de Baikonur, também no Cazaquistão, para se juntarem aos atuais tripulantes da estação espacial.

Veja também

Trump inicia processo para enviar americanos novamente à Lua:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade