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Apps e QR Code estão crescendo como forma de pagamento em lojas físicas

Entre os desafios do uso destas tecnologias está o conhecimento e e a mudança de hábito dos consumid...

28 jun 2019 - 18h02
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Por mais que o meio de pagamento em lojas físicas preferido dos brasileiros ainda seja o dinheiro, opções como aplicativos e QR Code vêm ganhando espaço. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, cresceu de 4% para 24% o número de consumidores que utilizam apps de pagamentos em lojas físicas.

Foto: TecMundo

A quantidade de pessoas que fazem compras por meio de QR Codes também aumentou: em 2018 elas nem apareciam no ranking, agora já somam 17%. Thomas Barth, CFO da Movile Pay, que tem um recurso de pagamento por meio de QR Code, diz que o mercado brasileiro está preparado para maximizar esta forma de transação.

"No Brasil, acreditamos que o potencial do uso de QR Codes é grande, pois as pessoas estão usando cada vez mais o celular no dia a dia, então temos uma oportunidade enorme para abraçar de forma disruptiva", defende.

Apesar do maior interesse dos consumidores em utilizar meios alternativos de pagamento, ainda são poucas as lojas físicas que ampliaram a forma de receber. O estudo mostrou que 27% dos estabelecimentos ouvidos aceitam pagamentos por meio de apps, mas não existe uma quantidade expressiva que aceite QR Code

Barreiras

A falta de conhecimento ainda é o maior desafio para a popularização destas formas de pagamento alternativas, que podem ser desvinculadas a bancos. Entre os consumidores, não ter as ferramentas necessárias ou não confiar nelas são os motivos mais apontados para o não uso de apps e QR Code.

Já entre os lojistas, apesar de 80% afirmar que tem interesse em aderir a novas tecnologias, 25% dos que não querem implementá-las dizem que falta informação.

O estudo conclui que estes meios alternativos de pagamento só se tornarão populares quando houver mais informações nas duas pontas, Thomas, porém, acrescenta mais um fator: "O maior desafio para adoção massiva é a mudança de hábito dos consumidores."

TecMundo
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