PUBLICIDADE

Apple venderá iPhones apenas com chips da Qualcomm em lojas alemãs

14 fev 2019 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple disse quinta-feira que vai retomar a venda de modelos mais antigos do iPhone em suas lojas na Alemanha depois que eles foram proibidos no ano passado, mas apenas com chips da Qualcomm, que está em uma batalha jurídica mundial contra a empresa de Cupertino.

03/01/2019 
REUTERS/Arnd Wiegmann
03/01/2019 REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

A Apple disse que "não tinha escolha" mas parar de usar alguns chips da Intel em iPhones na Alemanha a fim de cumprir com um processo por violação de patente que a Qualcomm ganhou contra a Apple em dezembro.

A Qualcomm, maior fornecedora de chips móveis do mundo, processou a Apple na Alemanha alegando que alguns modelos mais antigos do iPhone 7 e iPhone 8 violaram as patentes da Qualcomm em torno do chamado 'envelope tracking', um recurso que ajuda celulares a economizar energia ao enviar e receber sinais wireless. A alegada violação de patente resultou não de chips da Intel, mas de outro fornecedor da Apple - Qorvo - cujo chip estava presente apenas em telefones mais antigos com modems da Intel.

O tribunal concordou com a Qualcomm e proibiu a venda de alguns modelos de iPhone que usavam chips de modem da Intel, levando a Apple a retirar os aparelhos de suas 15 lojas de varejo na Alemanha e sua loja online no país.

O fabricante do iPhone alegou que a Qualcomm está envolvida em práticas de licenciamento de patentes ilegais para proteger o monopólio dos chamados chips modernos, que conectam telefones celulares a redes de dados sem fio. A Qualcomm, por sua vez, alegou que a Apple infringiu suas patentes. Um caso entre os dois vai a julgamento nos Estados Unidos em abril.

A Apple começou a introduzir os chips modernos da Intel em 2016, após anos de uso exclusivo de chips da Qualcomm. Nos modelos do iPhone do ano passado, a Apple abandonou os chips da Qualcomm completamente a favor da Intel.

Mas a Qualcomm continuou a fornecer chips à Apple para modelos mais antigos, e a Apple anunciou nesta quinta-feira que utilizará eles apenas chips para os modelos alemães do iPhone 7 e 8.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade