PUBLICIDADE

Apple remove aplicativo de rastreamento policial usado por manifestantes de Hong Kong

10 out 2019 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple removeu um aplicativo que ajudou manifestantes de Hong Kong a rastrear os movimentos da polícia, dizendo que era usado para emboscar autoridades policiais - um movimento que segue fortes críticas à gigante de tecnologia dos EUA por um jornal estatal chinês por permitir o software.

03/10/2019. REUTERS/Arnd Wiegmann
03/10/2019. REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

A decisão de excluir o aplicativo HKmap.live, que reúne os locais de policiais e manifestantes, de sua loja de aplicativos, mergulha a Apple na crescente tensão política entre a China e os manifestantes que também enlaçou outras empresas dos EUA e Hong Kong.

A Apple aprovou o aplicativo apenas na semana passada depois de rejeitá-lo no início deste mês. O jornal oficial do Partido Comunista Chinês na terça-feira chamou o aplicativo de "venenoso" e criticou o que disse ser a cumplicidade da Apple em ajudar os manifestantes de Hong Kong.

A Apple disse em comunicado divulgado na quarta-feira que iniciou uma investigação imediata depois que "muitos clientes preocupados em Hong Kong" entraram em contato com a empresa sobre o aplicativo e a Apple descobriu que havia colocado em risco policiais e moradores.

"O aplicativo exibe localização de policiais e verificamos junto ao Departamento de Crimes de Cibersegurança e Tecnologia de Hong Kong que o aplicativo foi usado para atacar e emboscar policiais, ameaçar a segurança pública, e criminosos o usaram para vitimizar residentes em áreas onde eles sabem que não há aplicação da lei", afirmou.

A Apple não comentou além da declaração. A empresa também removeu o BackupHK, um aplicativo separado que serviu como um espelho do aplicativo HKmap.live.

No Twitter, uma conta que se acredita pertencer ao desenvolvedor do aplicativo disse que discordava da decisão da Apple e não havia evidências para apoiar as alegações da polícia de Hong Kong via Apple de que o aplicativo havia sido usado em emboscadas.

"A maioria das análises de usuários na App Store ... sugerem que o HKmap MELHOROU a segurança pública, e não o contrário", afirmou.

Nem o Ministério das Relações Exteriores da China nem o escritório de informações do Conselho de Estado tinham um comentário imediato quando perguntados sobre a remoção do aplicativo HKmap.live. A polícia de Hong Kong também não fez comentários imediatos.

Em uma ação separada, a Apple também removeu o aplicativo de notícias Quartz de sua App Store na China porque as autoridades chinesas disseram que o aplicativo violava as leis locais.

O presidente-executivo da Quartz, Zach Seward, disse à publicação de tecnologia The Verge em um comunicado: "Nós abominamos esse tipo de censura governamental à internet e temos uma ótima cobertura de como contornar essas proibições em todo o mundo".

O jornal People's Daily criticou a Apple na terça-feira, dizendo que não tinha um senso de certo e errado, e ignorou a verdade. A disponibilização do aplicativo na App Store de Hong Kong da Apple estava "abrindo a porta" para manifestantes violentos na ex-colônia britânica, escreveu o jornal.

O aplicativo HKmap.live foi retirado da loja de aplicativos da Apple globalmente na quarta-feira, mas continuou a funcionar para usuários que o haviam baixado anteriormente em Hong Kong, informou a Reuters. Uma versão da web também ainda estava visível nos iPhones.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade