PUBLICIDADE

Apple Pay atrai atenção de equipe antitruste da União Europeia

29 out 2019 - 15h54
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple enfrenta mais obstáculos regulatórios na Europa e desta vez autoridades do bloco de países pedem que companhias de comércio eletrônico informem se receberam ordem de usar o serviço de pagamento móvel da companhia norte-americana em vez de produtos rivais.

Usuário paga conta com serviço Apple Pay em café em Moscou
REUTERS/Maxim Zmeyev
Usuário paga conta com serviço Apple Pay em café em Moscou REUTERS/Maxim Zmeyev
Foto: Reuters

Em questionário enviado em agosto, a Comissão Europeia afirmou que obteve informação de que a Apple pode ter restringido pagamentos online na compra de produtos e serviços vendidos por terceiros, numa violação das regras de proteção da concorrência da UE.

Lançado em outubro de 2014, o serviço de pagamentos da Apple é parte de uma diversificação da companhia para além do iPhone. O serviço está disponível em mais de 50 países no mundo, incluindo mais de 20 países da UE.

O questionário perguntou às empresas se tiveram de aceitar obrigação contratual para permitir algum método de pagamento e também se tais contratos incluíram condições para integrar o Apple Pay em seus aplicativos e sites.

"A Comissão está ativamente monitorando o desenvolvimento das soluções de pagamento móvel e o comportamento dos operadores no mercado de pagamentos", afirmou a Comissão. Representantes da Apple não comentaram o assunto de imediato.

Críticos reclamam há tempos sobre o chip NFC instalado no iPhone que faz com que o Apple Pay seja automaticamente selecionado quando o usuário paga por produtos e serviços com seu aparelho. Isso barra a utilização de outros métodos de pagamento pelo usuário.

Recentes avisos para usuários do iPhone que perguntam se eles querem criar contas Apple Pay em seus aparelhos também dispararam queixas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade