PUBLICIDADE

Apple libera recurso para Macs com Intel que antes era restrito ao M1

Live Text, ferramenta nativa para reconhecer textos em imagens, é liberado pela Apple em Macs com processadores da Intel

28 jul 2021 08h52
ver comentários
Publicidade

O macOS Monterey possui uma ferramenta que reconhece textos em imagens (Live Text). O recurso, no entanto, estava disponível apenas para Macs com o processador Apple M1. Agora, com a chegada da quarta versão de testes do sistema nesta terça-feira (27), a Apple começou a disponibilizá-lo em computadores com processador Intel.

MacBook Pro de 16 polegadas com processador Intel
MacBook Pro de 16 polegadas com processador Intel
Foto: Tecnoblog / Tecnoblog

A expansão do recurso aparece nas notas de atualização do macOS Monterey Beta 4. A Apple informa que "o Live Text agora funciona em todos os computadores Mac compatíveis com macOS Monterey", sem especificar se há restrições. Mas, pelo Twitter, um usuário afirmou que conseguiu utilizar a função em um Mac Pro de 2008.

"Eu mesmo verifiquei, o Live Text é compatível com todos os Macs Intel, ao que parece. Sem depender do [chip de segurança] T2, funcionando bem no meu Mac Pro 2008", relatou. "É um pouco lento, no entanto. É mais provável que seja um problema com as CPUs de 14 anos da máquina".

O Live Text, também conhecido como "Texto ao Vivo" em português, é uma das novidades da atualização. Com ele, o sistema é capaz de reconhecer textos em imagens de maneira nativa. Dessa forma, o usuário consegue selecionar o telefone em um panfleto para fazer uma ligação ou enviá-lo a amigos pelas redes sociais, por exemplo.

Live Text no macOS Monterey
Live Text no macOS Monterey
Foto: Divulgação/Apple / Tecnoblog

Apple limita funções do macOS 12 em Macs com Intel

A expansão da disponibilidade do Live Text ocorre depois que a Apple limitou alguns recursos do sistema em Macs com Intel. Em seu site, a fabricante informou que nem todas as funções do macOS Monterey estariam disponíveis em computadores sem Apple M1. É o caso do modo retrato do FaceTime e de algumas funções do Mapas.

O macOS Monterey marcou sua estreia durante a WWDC 2021, no começo de junho. Além do Texto ao Vivo, a sucessor do macOS Big Sur traz uma ferramenta conhecida como Controle Universal, para fazer ações no iPad diretamente pelo Mac sem depender de fio algum. O sistema ainda traz o app Atalhos (Shortcuts), mudanças no Safari e mais.

Por enquanto, a nova versão do software da Apple está em fase de testes. A previsão é de que a atualização chegue a Macs e MacBooks com processadores Intel e da Apple até o fim do ano. Saiba se o seu computador é compatível com o macOS Monterey.

Com informações: The Verge

Apple libera recurso para Macs com Intel que antes era restrito ao M1

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade