PUBLICIDADE

Apple define data para mudança de privacidade nos apps de iPhone

Nova regra da Apple exige que aplicativos solictem permissão para rastrear usuários em outros apps e sites

21 abr 2021
0comentários
Publicidade

Os aplicativos para iPhone já têm prazo para cumprirem a mudança de privacidade no iOS 14.5 que exige permissão para rastrear usuários em outros apps e sites. A Apple informou que a regra vale para todos os aplicativos da App Store a partir de segunda-feira (26). A medida também afeta aplicativos para iPad e Apple TV.

App Store no iPhone
App Store no iPhone
Foto: André Fogaça/Tecnoblog / Tecnoblog

Em comunicado, a Apple explica que, com o lançamento iminente do iOS 14.5, iPadOS 14.5 e tvOS 14.5, os aplicativos devem adotar o chamado App Tracking Transparency. Com ele, os sistemas fazem apps pedirem autorização do usuário para rastrear a navegação e para acessar o identificador de publicidade do dispositivo.

A empresa indica que, se a permissão para rastreamento não for concedida, o identificador ficará zerado e o aplicativo não será capaz de coletar dados sobre a navegação do usuário. A mudança foi criticada pelo Facebook, que aponta o risco de perder 50% do faturamento com anúncios fora de sua rede social.

"Ao enviar seu aplicativo para revisão, qualquer outra forma de rastreamento - por exemplo, por nome ou endereço de e-mail - deve ser declarada na seção de informações de privacidade da página do produto na App Store e ser realizada apenas se a permissão for concedida por meio do App Tracking Transparency", diz a Apple.

Ainda segundo a companhia , os apps devem justificar por que o rastreamento está sendo realizado. No texto, a empresa lembra que a coleta de dados para criar uma identificação única ou realizar a técnica de fingerprint viola regras do seu programa de desenvolvedor.

Alerta de privacidade do iOS (Reprodução/Apple)
Alerta de privacidade do iOS (Reprodução/Apple)
Foto: Tecnoblog

As novidades do iOS 14.5

A exigência para desenvolvedores se adaptarem até 26 de abril sugere que este é o dia de lançamento do iOS 14.5 - a Apple informou que ele chegará na semana que vem, mas não especificou a data. Além da mudança de privacidade, a nova versão do sistema terá várias mudanças.

Entre elas, estão a solução que usa o Apple Watch para desbloquear o iPhone com o Face ID quando o usuário está de máscara. O sistema também passa a suportar os AirTags, rastreadores Bluetooth da Apple, e faz o app Mapas ficar mais parecido com o Google Maps e o Waze. Confira o que muda com a chegada do iOS 14.5.

Com informações: MacRumors.

Apple define data para mudança de privacidade nos apps de iPhone

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade