App Store tem lucro 65% superior ao da Play Store no 1º tri
Valores se referem ao total gasto com os 100 principais apps pagos em cada loja
De acordo com dados estimados pela Sensor Tower, a App Store gerou um lucro 65% superior ao da Play Store no primeiro trimestre de 2019 e considerando apenas os 100 principais aplicativos de cada loja. Enquanto usuários de iPhone gastaram US$ 83,8 milhões (cerca de R$ 320,8 milhões), as compras feitas pela loja da Google somaram US$ 51 milhões (cerca de R$ 195,2 milhões).
Embora a diferença tenha sofrido uma ligeira queda quando comparado aos 67% para o mesmo período em 2018, ainda é um valor expressivo quando se considera que aproximadamente 85% dos smartphones no mundo utilizam o Android.
Um dos principais motivos para essa diferença tão gritante pode ser o perfil social dos usuários. Smartphones com Android são os mais comuns em países em desenvolvimento, com pessoas que nem sempre têm condições de gastar com apps. Neste sentido, a seletividade dos usuários de iOS favorece um maior consumo de aplicativos pagos.
A principal diferença entre as lojas aparece quando não se considera o gasto em jogos. A loja da Apple apresentou um lucro de US$ 23,3 milhões (cerca de R$ 89,2 milhões) entre janeiro e março de 2019. Mais de três vezes superior aos US$ 7 milhões (cerca de R$ 26,8 milhões) lucrados pela Play Store.
Já ao se analisar os gastos com jogos - que representam cerca de 74% dos gastos totais em apps -, a diferença é um pouco mais discreta. A receita média dos 100 principais aplicativos de jogos no iOS no último trimestre foi de US$ 70 milhões (cerca de R$ 268 milhões), em comparação com US$ 48 milhões (cerca de R$ 183,7 milhões) na Play Store.