PUBLICIDADE

Após Covid-19, executivos vêem investimento em TI crescendo mais rápido que em energia renovável

4 ago 2020 - 20h46
Compartilhar
Exibir comentários

A pandemia da Covid-19 deve fazer com que investimento global em infraestrutura digital acelere e tome a dianteira de segmentos como energia renovável, segundo uma pesquisa global.

De acordo com o levantamento feito pelas consultorias europeias IJGlobal e M&E Global com 242 altos executivos de grandes bancos e outras instituições financeiras, desenvolvedores e empresas de engenharia 63% deles acreditam que a pandemia 19 dará um empurrão significativo para a chamada infraestrutura digital, à medida que as pessoas se tornam cada vez mais dependentes da conectividade.

O Fórum Econômico Mundial estima que a economia digital está crescendo em mais de 10% ao ano e que representará 25% do PIB global em alguns anos.

"Antes da Covid-19, a energia renovável era para muitos mercados o foco principal do investimento em infraestrutura voltado para o futuro. Agora, os entrevistados pensam que a infraestrutura digital crescerá mais rapidamente do que estradas, infraestrutura social e renováveis", afirmou William Cox, sócio-gerente da M&E Global.

A infraestrutura digital envolve áreas como 5G, Internet das Coisas e aplicativos e cidades inteligentes. Dispositivos, sensores e aplicativos de IoT devem se tornar um mercado mundial de 2,4 trilhões de dólares até 2027.

Uma das revelações da pesquisa é de que quase um quarto dos entrevistados avaliou que um dos benefícios da infraestrutura digital é o aumento a resiliência da infraestrutura existente.

Estradas e sistemas de transporte poderão lidar com mais tráfego, enquanto as cidades inteligentes se tornarão mais limpas e mais eficientes em termos energéticos, diz a pesquisa.

Neste sentido, cerca de 60% dos entrevistados disseram que os países que não investem em infraestrutura digital correrão maiores riscos de perder competitividade e ficarem para trás.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade