PUBLICIDADE

Após 19 anos, WinRAR corrige falha de segurança

O problema foi descoberto por pesquisadores da empresa Check Point, que afirmaram que cerca de meio bilhão de usuários foram colocados em risco

21 fev 2019 - 16h04
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O WinRAR, aquele programa que se usa nos computadores para compactar arquivos, disponibilizou nesta quinta-feira, 21, uma atualização que corrige uma falha de segurança que existiu durante 19 anos no programa. O problema foi descoberto por pesquisadores da empresa de segurança Check Point, que afirmaram que cerca de meio bilhão de usuários foram colocados em risco por causa da vulnerabilidade.

A falha de segurança do WinRAR estava associada ao suporte dos arquivos chamados ACE. A Check Point percebeu que para o WinRAR suportar esse tipo de formato seria necessário um sistema considerado inseguro.

Foto: Kaspersky Lab / Reprodução

Durante 19 anos, a partir de arquivos ACE era possível inserir vírus em computadores. O ataque funcionava da seguinte maneira: o usuário que baixasse um arquivo em formato ACE e depois extraísse o documento permitia que um programa malicioso fosse instalado automaticamente no computador. Depois do ataque, quando a vítima ligasse o computador novamente, a máquina estaria infestada por vírus.

Após a notificação, o WinRAR abandonou totalmente o suporte a arquivos do formato ACE.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade