PUBLICIDADE

Android 13: Google prepara recurso que carrega jogos de celular mais rápido

Código adicionado (e escondido) pelo Google mostra que Android 13 vai liberar mais potência da CPU quando jogos solicitarem

28 jan 2022 18h31
ver comentários
Publicidade

O Android 12 chegou há alguns meses, mas as novidades do Android 13 já começam a aparecer. Um código adicionado pelo Google ao projeto do sistema operacional indica que aparelhos rodando a próxima versão poderão carregar jogos em menos tempo.

Celular Android
Celular Android
Foto: Adrien/Unsplash / Tecnoblog

A descoberta foi feita por Mishaal Rahman, que é editor técnico da plataforma Esper. Um novo código apareceu no Android Open Source Project. Logo em seguida, o Google escondeu o trecho, mas o editor conseguiu capturar algumas telas a tempo.

De acordo com a análise de Rahman, o Google pretende criar uma API que permite que os games comuniquem seu estado para a plataforma. O que pode acontecer, neste caso, é o sistema alterar o gerenciamento de energia para liberar mais potência para a CPU, diminuindo o tempo de carregamento quando for o caso.

Segundo o editor técnico, a funcionalidade está sendo testada com os fornecedores de chips no Android 13. Ela será obrigatória em todos os novos aparelhos com essa versão ou posteriores.

Dispositivos mais antigos, porém, não devem receber a novidade, já que a mudança requer uma atualização para o processador no nível do hardware. Os fabricantes geralmente não são obrigados pelo Google a atualizar sua implementação.

Android 13 deve ter nova forma de tocar música

Ainda faltam alguns meses para a próxima versão do Android ser apresentada, o que geralmente acontece no meio do ano, com lançamento oficial lá por outubro. Mesmo assim, algumas novidades já deram as caras, e esse recurso para carregar jogos mais rápido é só um deles.

Android 13 pode ganhar função para transferir músicas encostando o celular
Android 13 pode ganhar função para transferir músicas encostando o celular
Foto: Reprodução/Android Police / Tecnoblog

Uma das possíveis ferramentas é o "Media TTT" — a sigla significa "tap to transfer", ou "toque para transferir", em tradução livre. Em resumo, o recurso poderá ajudar a tocar músicas, playlists ou podcasts em caixas de som inteligentes. Bastaria encostar o celular no aparelho para começar a reprodução.

Além disso, os aplicativos terão que pedir permissão para os usuários para enviar notificações. Outra previsão é que a interface conte com temas dinâmicos com diferentes tons.

Com informações: Android Police.

Android 13: Google prepara recurso que carrega jogos de celular mais rápido

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade