PUBLICIDADE

Android 12 ganha ferramenta para criação de apps com Material You

Linguagem de design Material You estará disponível para desenvolvedores Android; construtor de temas e novos componentes ajudam a visualizar o resultado

28 out 2021 14h44
ver comentários
Publicidade

Uma das grandes novidades do Android 12 é o Material You, que coloca um tema colorido em várias partes do sistema. Em breve, ele deve chegar a mais apps: o Google anunciou que a linguagem de design estará disponível no Jetpack Compose, permitindo que desenvolvedores independentes implementem o visual em seus produtos.

Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You
Google Pixel 6 com Android 12 e interface Material You
Foto: Divulgação/Google / Tecnoblog

A novidade foi anunciada durante o Android Developer Summit nesta quarta-feira (27). A empresa também criou uma ferramenta chamada Material You Theme Builder, que ajuda a prever como as cores dinâmicas ficarão nas interfaces. Além disso, os Material Components foram atualizados para se adaptarem ao novo estilo e às diretrizes de cor.

Por enquanto, somente aplicativos do próprio Google trazem as novidades de design. Um dos mais recentes a receber o visual foi o Chrome: na versão 95, os elementos do navegador ficam com as cores do sistema (se o aparelho estiver rodando o Android 12, óbvio). Por enquanto, as cores dinâmicas estão disponíveis apenas nos smartphones Pixel.

Android 12L, versão do sistema para telas grandes
Android 12L, versão do sistema para telas grandes
Foto: Divulgação/Google / Tecnoblog

Outra novidade que tem tudo a ver com visual e interfaces é o Android 12L, versão otimizada do sistema para aparelhos com telas grandes, como tablets, dobráveis e Chromebooks. Isso também vai ajudar os devs a adaptarem seus apps. A promessa do Google é fazer desta versão do Android a mais coesa até o momento.

Samsung tem sua versão do Material You na One UI 4 beta

A Samsung adotou o visual colorido na One UI 4, que atualmente está em fase beta. Assim como no Android "puro", a interface pega emprestada a paleta do papel de parede para aplicá-la em apps nativos e em partes do sistema.

One UI 4 beta da Samsung usa cores do papel de parede
One UI 4 beta da Samsung usa cores do papel de parede
Foto: Divulgação/Samsung / Tecnoblog

A empresa coreana também detalhou algumas ferramentas da sua versão do sistema operacional, como um painel de privacidade, indicadores de uso de câmera e microfone, pares de emojis e novas ferramentas de edição de imagens na Galeria. Uma ferramenta interessante é a RAM Plus, que usa parte do armazenamento do aparelho para expandir a memória de trabalho — algo que a Xiaomi já vem fazendo há algum tempo.

Com informações: Android Central, The Verge

Android 12 ganha ferramenta para criação de apps com Material You

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade