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AMD lança nova geração de chips para servidores com Google e Twitter como clientes

8 ago 2019 - 12h43
(atualizado às 12h46)
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A AMD lançou na quarta-feira a segunda geração de seu chip processador para centros de dados e informou que havia conseguido o Google, da Alphabet, e o Twitter como clientes.

09/01/2019
REUTERS/Steve Marcus - RC12023B3630
09/01/2019 REUTERS/Steve Marcus - RC12023B3630
Foto: Reuters

A AMD concorre com a Intel para fornecer chips para centros de dados que alimentam serviços baseados na internet. Ambas as empresas passaram a confiar em chips de centros de dados para seu crescimento, porque as vendas de computadores pessoais estagnaram quando os usuários mudaram para dispositivos móveis.

A mais nova geração de chips para servidores da AMD, chamada EPYC, usa uma nova tecnologia de produção de seus fabricantes contratados, que ajuda os chips a terem melhor desempenho e consumirem menos energia.

A Intel, que produz chips em suas próprias fábricas, em vez de depender de fabricantes terceirizados, está atrasada na entrega de chips feitos com seu próprio processo de fabricação. Ela planeja lançá-los no próximo ano.

A AMD tentou tirar proveito disso cortejando alguns dos maiores clientes da Intel, como o Google.

A AMD informou nesta quinta-feira que o Google está usando seu chip de servidor EPYC de segunda geração nos centros de dados internos da empresa e que o Google oferecerá a desenvolvedores externos como parte de suas ofertas de computação em nuvem no final deste ano. É a primeira vez que o Google reconhece publicamente o uso dos chips EPYC da AMD.

A Intel, que disse que o Google e o Twitter continuam sendo clientes, é o principal fornecedor de chips para centros de dados, com mais de 90% do mercado sob seu controle.

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