PUBLICIDADE

AMD faz acordo para comprar rival Xilinx por US$35 bi

27 out 2020 - 09h42
Compartilhar
Exibir comentários

A projetista de microprocessadores AMD anunciou nesta terça-feira a compra da rival Xilinx por 35 bilhões de dólares em ações, intensificando competição com a Intel no mercado de centrais de processamento de dados.

06/11/2018
REUTERS/Aly Song
06/11/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O acordo, que a AMD espera concluir até o final de 2021, vai criar uma companhia com força de engenharia de 13.000 trabalhadores e com uma estratégia totalmente terceirizada e dependente em alto grau da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC).

As duas companhias norte-americanas têm se beneficiado de uma estratégia mais enxuta para conquistar participação de mercado da Intel, que tem enfrentado dificuldades com a produção de seus processadores.

Desde que a presidente-executiva da AMD assumiu o comando da empresa em 2014, ela vem concentrando a estratégia de enfrentar a Intel no mercado de data centers, onde aplicações de computação em nuvem como telecomunicações e inteligência artificial são processadas.

A Xilinx também tem trabalhado para ampliar sua participação de mercado neste segmento, com processadores programáveis que ajudam a acelerar tarefas especializadas como compressão de vídeo ou codificação de dados. A principal rival da empresa na área, Altera Corp, foi comprada pela Intel em 2015 por 16,7 bilhões de dólares.

"Há algumas áreas onde somos muito fortes e vamos poder acelerar parte da adoção da família de produtos da Xilinx", disse Su à Reuters. "E há algumas áreas em que a Xilinx é muito forte e acreditamos que vamos poder acelerar alguns produtos da AMD."

O negócio foi anunciado em um momento em que a tecnologia de produção da Intel ficou anos defasada em relação à da TSMC. A AMD, que vendeu suas fábricas quase uma décadas atrás, disparou com chips que possuem performance melhor, segundo especialistas. A vantagem de performance ajudou a AMD a ganhar terreno desde 2013, quando sua fatia do mercado era de menos de 20%. Neste ano, as ações da AMD acumulam valorização de 79%.

A Xilinx também usa as fábricas da TSMC para produzir seus chips e ambas as companhias norte-americanas usam projetos modulares que as ajudam a substituir diferentes partes de um processador para evitar gargalos ou atrasos de produção.

A AMD também divulgou resultados trimestrais nesta terça-feira. A companhia teve receita de 2,8 bilhões de dólares e lucro equivalente a 0,41 dólar por papel, superando expectativas de Wall Street de 0,36 dólar, segundo dados da Refinitiv.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade