PUBLICIDADE

Amazon e Qualcomm se unem para disponibilizar Alexa em fones de ouvido

23 out 2018 - 09h46
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante de microchips Qualcomm está se unindo à Amazon para ampliar o uso da assistente de voz Alexa, da varejista norte-americana, em fones de ouvido sem fio, disseram as empresas nesta segunda-feira.

A sign on the Qualcomm campus is seen, as chip maker Broadcom Ltd announced an unsolicited bid to buy peer Qualcomm Inc for $103 billion, in San Diego, California, U.S. November 6, 2017. REUTERS/Mike Blake - RC18ABE24160
A sign on the Qualcomm campus is seen, as chip maker Broadcom Ltd announced an unsolicited bid to buy peer Qualcomm Inc for $103 billion, in San Diego, California, U.S. November 6, 2017. REUTERS/Mike Blake - RC18ABE24160
Foto: Reuters

Segundo o acordo, a Qualcomm lançará um conjunto de chips que qualquer fabricante de fones de ouvido bluetooth pode usar para incorporar a Alexa diretamente no dispositivo. Quando os fones de ouvido estiverem emparelhados com um telefone que tenha o aplicativo Alexa, os usuários poderão conversar com a assistente virtual tocando em um botão nos fones.

A funcionalidade seria semelhante aos AirPods da Apple, que permitem que os usuários conversem com a assistente virtual da Apple, a Siri.

A Amazon e o Google, da Alphabet, cujas assistentes de voz são mais frequentemente encontradas em seus respectivos dispositivos inteligentes domésticos, também estão se apressando para firmar parcerias com fabricantes de fones de ouvido.

Modelos da Bose Corp e da Jabra têm o Alexa embutido, e a Sony Corp disse no começo do ano que uma atualização de software fará com que alguns modelos de headphone funcionem com o Alexa. O Google Assistant pode ser usado em fones de ouvido da Bose, JBL e Sony, juntamente com os Pixel Buds do Google.

A parceria da Qualcomm poderia expandir essa linha. A Qualcomm desenvolveu um circuito pré-fabricado que os fabricantes de fones de ouvido podem colocar em seu dispositivo para incorporar o Alexa.

"Isso reduz radicalmente o custo de (engenharia) e o tempo de lançamento no mercado", disse Anthony Murray, vice-presidente sênior e gerente-geral de voz e música da Qualcomm, em entrevista à Reuters. "Isso torna simples para a indústria adotar a Alexa em fones".

Murray não comentou se a Qualcomm faria uma oferta similar para o Google Assistant, mas disse que a empresa planeja apoiar outros parceiros no futuro.

A medida é parte de um esforço mais amplo da Qualcomm para diversificar e reduzir a sua dependência de processadores e chips para celulares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade