PUBLICIDADE

Amazon anuncia Echo Show 15, tela inteligente para ser colocada na parede

Amazon Echo Show 15 tem tela full HD de 15,6 polegadas e lembra um quadro, só que inteligente; novidade vai ser lançada no Brasil

28 set 2021 15h53
ver comentários
Publicidade

A Amazon reservou esta terça-feira (28) para anunciar uma série de novidades, incluindo um termostato e novas câmeras de segurança. Mas o destaque fica para o Echo Show 15, uma tela de 15,6 polegadas que você pode usar como um "quadro inteligente" — um quadro que faz muito mais do que exibir imagens.

Echo Show 15
Echo Show 15
Foto: divulgação/Amazon / Tecnoblog

Em uma olhada rápida, o Amazon Echo Show 15 pode se passar por um quadro comum pendurado na parede da sua cozinha ou sala. Mas a novidade vai muito além disso: você pode usá-lo para controlar outros dispositivos, deixar recados para alguém, tocar música, agendar compromissos e assim por diante.

Só que, ao contrário do Amazon Echo Show 10, não existe um alto-falante de tamanho generoso aqui (há duas saídas de som na traseira, mas simples). Em vez disso, a Amazon focou o aparelho em funções para serem executadas a partir do visor. É por isso que a novidade traz uma tela de 15,6 polegadas — a maior da linha — com resolução full HD.

A proposta é simples: pendure o Echo Show 15 em alguma parede de fácil acesso na sua casa e o use como uma central para várias funções. Além das já mencionadas, você pode criar listas de tarefas, consultar a previsão do tempo, fazer streaming de vídeo, controlar as luzes do local, conferir as câmeras de segurança e por aí vai.

Como a tela é ampla, os vídeos reproduzidos no dispositivo podem ser exibidos em modo PiP (Picture-in-Picture).

Ah, é claro: a novidade tem uma moldura que a faz lembrar um porta-retratos ou um quadro, logo, você pode configurá-la para exibir fotos ou uma arte em tela cheia. Você também pode escolher como posicionar o Echo Show 15: em posição horizontal (paisagem) ou vertical (retrato).

Echo Show 15
Echo Show 15
Foto: divulgação/Amazon / Tecnoblog

Reconhecimento facial (Visual ID)

Mas a parte mais interessante é esta: o dispositivo tem uma câmera de 5 megapixels que, além de possibilitar videoconferências, permite que o usuário seja reconhecido.

Trata-se da função Visual ID. Graças a ela, o Echo Show 15 pode exibir conteúdo personalizado para cada um dos moradores da casa — no caso de crianças, as informações são filtradas para serem condizentes com a idade.

Essa função é realmente útil, pois a interface do Echo Show 15 pode exibir widgets de vários tipos, inclusive de terceiros. Permitir que cada usuário tenha acesso somente àquilo que é do seu interesse melhora a experiência de uso.

Mas, para quem não gosta da ideia de ser reconhecido via Visual ID, a Amazon esclarece que essa função pode ser desativada a qualquer momento. Além disso, a câmera conta com um botão de bloqueio.

Vale destacar que, para dar conta da identificação visual, de comandos de voz para a Alexa — que também são suportados, é claro — e das demais tarefas, o dispositivo foi equipado com o Amlogic PopCornA (Amazon AZ2 Neural Edge), um chip octa-core desenvolvido com atributos específicos para aprendizagem de máquina.

Echo Show 15
Echo Show 15
Foto: divulgação/Amazon / Tecnoblog

Preço e disponibilidade

Ainda não há previsão de disponibilidade do Echo Show 15 no Brasil, mas a página do produto informa o status "em breve". No país, o aparelho será vendido por R$ 1.899, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.

Só para constar, nos Estados Unidos, a Amazon promete lançar o dispositivo até o final de 2021. Por lá, o preço oficial será de US$ 249,99.

Para os usuários que preferirem apoiar o Echo Show 15 em uma superfície em vez de colocá-lo em uma parede, a Amazon também vai lançar um suporte de mesa (a ser vendido separadamente).

Amazon anuncia Echo Show 15, tela inteligente para ser colocada na parede

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade