PUBLICIDADE

Allkem vê China impulsionando demanda por lítio

18 jan 2022 - 12h53
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O preço do lítio deve subir de novo em junho, estimulado pelo salto na produção chinesa de baterias de veículos elétricos e atrasos nos projetos devido à Covid-19, disse a mineradora de lítio australiana Allkem nesta terça-feira.

A Allkem, com minas na Argentina e na Austrália, previu que os preços do carbonato de lítio aumentariam cerca de 80% de junho a dezembro para cerca de 20 mil dólares a tonelada.

A forte perspectiva fez as ações da Allkem subirem até 5,4%, para um recorde de 11,97 dólares cada

Com forte fluxo de caixa, o maior produtor de lítio 10 formado no fim de 2021 com a fusão da Orocobre e da Galaxy Resources, está correndo para por novos projetos em operação.

"Movimentar a produção o mais rápido possível é o nome do jogo", disse o presidente-executivo Martin Perez de Solay a analistas, após um relatório trimestral de operações.

Só no quarto trimestre, a produção chinesa de baterias de íons de lítio aumentou 40% em relação ao trimestre anterior e mais que dobrou em relação a um ano antes, elevando os preços do carbonato de lítio a recordes, disse o diretor de vendas da Allkem, Christian Cortes.

Executivos da Allkem minimizaram preocupações de analistas de que os preços do lítio possam cair repentinamente com as montadoras fora da China limitadas por questões de oferta.

O aumento nos casos de Covid-19 ligados à Ômicron também está afetando as operações e o desenvolvimento da Allkem.

A produção em sua mina Sal De Vida na Argentina foi adiada para o segundo semestre de 2023, principalmente porque funcionários do governo envolvidos na emissão de licenças para o projeto foram atingidos pela pandemia, disse Perez de Solay.

A mina de Mount Cattlin produziu 52.225 toneladas métricas secas de concentrado de espodumênio no trimestre, elevando a produção anual total para 230.065 toneladas, superando a previsão anterior em 4,5%. A produção da mina Olaroz da Allkem no trimestre caiu 2% para 3.644 toneladas ante o ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade