PUBLICIDADE

Alibaba revela chip de inteligência artificial para serviços de computação em nuvem

25 set 2019 - 09h13
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Alibaba Group Holdings anunciou nesta quarta-feira que desenvolveu um chip especializado em tarefas de aprendizado de máquina e que será usado para aprimorar os serviços de sua divisão de computação em nuvem.

Tianjin, China 16/05/2019. REUTERS/Jason Lee
Tianjin, China 16/05/2019. REUTERS/Jason Lee
Foto: Reuters

    Chamado Hanguang 800, o primeiro chip de inteligência artificial (IA) desenvolvido da empresa está atualmente sendo usado pela Alibaba para fornecer pesquisa de produtos, tradução automática e recomendações personalizadas nos sites da gigante do comércio eletrônico.

    "O lançamento do Hanguang 800 é um passo importante em nossa busca por tecnologias de próxima geração, aumentando os recursos de computação que impulsionarão nossos negócios atuais e emergentes e, ao mesmo tempo, melhorando a eficiência energética", afirmou Jeff Zhang, CTO da Alibaba, em comunicado.

    A Alibaba não tem planos imediatos de vender o chip como um produto comercial independente, disse uma porta-voz da empresa.

    Gigantes da tecnologia no exterior, como a Alphabet e o Facebook também estão desenvolvendo seus próprios chips personalizados, com o objetivo de melhorar o desempenho de tarefas especializadas de IA em data centers operados pela empresa.

    O chip foi desenvolvido pela DAMO Academy, um instituto de pesquisa Alibaba lançado no final de 2017, e pela T-Head, a divisão especializada de semicondutores da empresa.

    A incursão da Alibaba no setor de chips ocorre em meio a esforços de Pequim para promover a indústria de semicondutores da China e reduzir a dependência do país de importações estrangeiras de tecnologias essenciais.

    Na computação em nuvem, o Alibaba supera os rivais na China, comandando 47% do mercado de serviços de infraestrutura em nuvem no primeiro trimestre de 2019, segundo a empresa de pesquisa Canalys.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade