PUBLICIDADE

Alibaba arrecada recorde de US$30,7 bi com vendas no Dia dos Solteiros, mas crescimento desacelera

12 nov 2018 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários

O gigante de comércio eletrônico chinês Alibaba Group Holding arrecadou o recorde de 213,5 bilhões de iuanes (30,7 bilhões de dólares) em vendas no domingo, durante o frenesi de 24 horas de compras online do Dia dos Solteiros, mas o crescimento anual do evento caiu para sua taxa mais lenta.

Telão mostra montante arrecadado com as vendas no Dia dos Solteiros durante evento do Alibaba em Xangai, China
12/11/2018 REUTERS/Aly Song
Telão mostra montante arrecadado com as vendas no Dia dos Solteiros durante evento do Alibaba em Xangai, China 12/11/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

Usuários da China e de todo o mundo compraram itens como iPhones, móveis e leite em pó desde o começo da madrugada, com o Alibaba superando o recorde de vendas do ano passado de 168 bilhões de iuanes em pouco menos de dezesseis horas.

Apesar do recorde, a taxa de crescimento anual das vendas caiu de 39 por cento para 27 por cento, na estimativa mais baixa prevista pelos analistas, e a taxa mais lenta nos 10 anos de história do evento.

O Dia dos Solteiros é o maior evento de vendas online do mundo, superando as vendas de feriados de compras nos Estados Unidos, Black Friday e Cyber Monday, combinadas.

O evento chinês foi originalmente uma novidade para os estudantes celebrarem o fato de serem solteiros, contrariando o Dia dos Namorados, mas desde então se transformou em um festival de compras online de um mês e que dura 24 horas em 11 de novembro.

O Alibaba enfrenta uma perspectiva de vendas mais fracas em meio ao aumento das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, que prejudicaram a economia chinesa. O crescimento das vendas online também está desacelerando nas megacidades do leste do país, incluindo Xangai e Pequim, e o Alibaba disse que cerca de 75 por cento dos novos usuários no último trimestre estavam em áreas "menos desenvolvidas".

Durante o evento deste ano, a empresa disse que trabalhou com 180 mil marcas em mais de 200 países e, pouco antes da meia-noite de domingo, havia enviado mais de um bilhão de pacotes.

A rival JD.com disse que as vendas no Dia dos Solteiros atingiram 159,8 bilhões de iuanes (23 bilhões de dólares) este ano, um aumento de 26 por cento em relação ao ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade