PUBLICIDADE

Alemanha precisa de uma mentalidade de crise para resolver defasagem digital, diz ministra para Assuntos Digitais

13 nov 2018 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

A economia da Alemanha levou o país a uma falsa sensação de segurança que está dificultando os esforços do governo para fechar uma defasagem na tecnologia digital com outras economias importantes, disse nesta terça-feira a principal responsável por questões digitais do governo de Angela Merkel nesta terça-feira.

Ministra alemã para Assuntos Digitais, Dorothee Baer, durante entrevista em Berlim, Alemanha
07/06/2018 REUTERS/Hannibal Hanschke
Ministra alemã para Assuntos Digitais, Dorothee Baer, durante entrevista em Berlim, Alemanha 07/06/2018 REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

O gabinete de Merkel se reunirá na quarta e quinta-feira e após o encontro pretende apresentar uma estratégia de Inteligência Artificial (IA) para ajudar a maior economia da Europa a se ajustar à era digital.

A Alemanha está na vanguarda da inovação industrial há décadas, mas os legisladores demoram a perceber que seu modelo de exportação, baseado na manufatura tradicional, é vulnerável e está lutando para recuperar o atraso.

O sólido crescimento - a economia está em seu nono ano de expansão - deixou as empresas muito ocupadas atendendo pedidos hoje para ter tempo de planejar um futuro digital.

"Ao contrário de outros países, a maioria aqui não acha que precisa haver uma grande mudança", disse Dorothee Baer, ministra de Estado de Assuntos Digitais de Merkel, em uma conferência de negócios organizada pelo jornal Süddeutsche Zeitung.

Merkel fez da correção das deficiências digitais da Alemanha uma prioridade para seu quarto e quase certamente último mandato, dizendo que a prosperidade futura do país depende disso.

Esboçando a estratégia de Inteligência Artificial do governo, o chefe de gabinete de Merkel disse na semana passada que o plano se concentraria em como coletar mais dados, apoiar pesquisas, reter trabalhadores qualificados e incentivá-los a fundar novas empresas.

Merkel acredita que é hora de avançar, mas a chanceler enfrenta uma luta difícil.

Investimento inadequado, falta de profissionais qualificados e de inovação digital são problemas na Alemanha, dizem fontes do setor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade