PUBLICIDADE

AirPods Pro 2 podem trazer USB-C, monitor cardíaco, novo chip H1 e mais

Rumores indicam que AirPods Pro 2 podem trazer ainda compatibilidade com Find My e design parecido com o dos AirPods 3

27 jun 2022 - 13h51
(atualizado às 14h00)
Ver comentários
Publicidade

À medida que nos aproximamos do último trimestre de 2022, quando os AirPods Pro 2 podem ser lançados, os rumores sobre esses fones ganham força. Os mais recentes indicam que a nova geração da linha trocará a conexão Lightning por uma porta USB-C, terá design "mais ou menos" novo e virá até com monitor de frequência cardíaca.

Apple AirPods Pro
Apple AirPods Pro
Foto: Paulo Higa/Tecnoblog / Tecnoblog

Novo estojo

Se os burburinhos estiverem certos, os AirPods Pro 2 devem trazer um novo estojo de armazenamento e recarga dos fones sem fio. No estojo de primeira geração, o carregamento pode ser feito por indução (sem fio) ou via porta Lightning. No novo, esta última conexão pode ser substituída por uma porta USB-C.

Talvez — e apenas talvez —, essa mudança, se confirmada, venha a ter relação com a decisão da União Europeia de condicionar os fabricantes de dispositivos móveis a adotar a conexão USB-C como padrão.

Como observa o site BGR, fazer os AirPods Pro 2 receberem esse tipo de porta antes do iPhone seria um movimento estranho, mas não incompreensível.

Os iPhones são atualizados anualmente, razão pela qual podem receber a conexão USB-C no último momento. Já os AirPods Pro podem ficar dois ou mais anos sem serem renovados, o que explicaria a mudança já na próxima geração.

No quesito design, os rumores são conflitantes. Uns dizem que os AirPods Pro 2 perderão a haste. Outros, que eles ficarão parecidos com os AirPods 3, mas com pontas diferentes para ajudar no cancelamento de ruído.

Também existe a possibilidade de o estojo vir com uma pequena saída de som. Motivo: emitir um alerta sonoro para ajudar o usuário a localizar os AirPods com a ajuda do Find My. Eis um recurso que eu torço para ser confirmado.

Os rumores mais recentes foram divulgados pelo site 52audio, que conta também que os AirPods Pro 2 podem ter novos sensores. Um deles teria a função de detectar a frequência cardíaca. Outro rumor, menos provável, sugere que o mesmo sensor também será capaz de detectar a temperatura do usuário.

Supostos AirPods Pro 2
Supostos AirPods Pro 2
Foto: reprodução/52audio / Tecnoblog

E o áudio?

Sim, também podemos esperar avanços na experiência sonora. Os fones podem vir com um chip H1 atualizado. O componente deve trazer cancelamento de ruído autoadaptativo (embora não tenha ficado claro como isso funcionaria), além de mais desempenho e otimização do consumo de energia.

  • Como funciona um fone com cancelamento de ruído

Ainda no quesito experiência sonora, os rumores apontam que os novos fones sem fio da Apple seguirão algumas das características acústicas dos AirPods 3, terão áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça e permitirão compartilhamento da reprodução.

Mas nada disso é mais impressionante de que o rumor de que os novos fones poderão ser usados como uma espécie de aparelho auditivo. Como? O estojo poderia capturar o som ambiente e enviá-lo aos fones para permitir que pessoas com perda auditiva ouçam com mais clareza o que acontece no seu entorno.

Trata-se de um recurso interessante, mas, convenhamos, que também soa improvável. Essa função poderia causar um aumento expressivo do consumo de energia, sem contar que aparelhos auditivos precisam seguir parâmetros médicos. É de se presumir que um recurso como esse em fones de ouvido, sem orientação, possa até causar uma piora da perda auditiva.

Suposto estojo dos AirPods Pro 2 com USB-C
Suposto estojo dos AirPods Pro 2 com USB-C
Foto: reprodução/52audio / Tecnoblog

Quando os AirPods Pro 2 chegam?

Que fique claro que a Apple não confirmou nenhuma das características abordadas acima — muito menos os rumores sobre os AirPods Pro 2 que surgiram no início do ano. Aqui, pesa o fato de o 52audio já ter acertado alguns rumores, mas errado outros.

De todo modo, as chances de os fones serem lançados são grandes. A expectativa é a de que o anúncio oficial seja feito no último trimestre de 2022.

AirPods Pro 2 podem trazer USB-C, monitor cardíaco, novo chip H1 e mais

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade