PUBLICIDADE

Agência de publicidade troca imagens da Wikipédia para divulgar marca

Agência e a companhia North Face inseriram discretamente imagens com destaque para a marca nas image...

30 mai 2019 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

"Como uma empresa pode ficar em primeiro lugar no Google sem pagar por isso?" Assim começa um vídeo da agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, que se gaba de como se aproveitou da Wikipédia na surdina mudar o site para divulgar a marca da empresa de produtos para recreação ao ar livre North Face.

Eles criaram uma campanha chamada de "Top of Images", que tinha como mote usar imagens da Wikipédia para aproveitar o fato de muita visitar o site para consultar locais antes de viajar — algo comum, especialmente por conta da página sempre aparecer no topo das buscas.

Fonte: Leo Burnett Tailor Made
Fonte: Leo Burnett Tailor Made
Foto: TecMundo

Uma das ações foi criar imagens em todo o mundo com atletas e esportistas usando as roupas da fabricante nas mesmas locações presentes no Wikipédia. Acontece que o grupo substituiu as fotos originais pelas que mostravam os mesmos lugares, mas com visibilidade do logotipo da North Face. O Parque Estadual da Guarita, no Brasil, e a montanha Huayna Picchu, no Peru, são dois pontos turísticos que tiveram essa "intervenção".

Fundação Wikimedia classifica ação como "golpe"

O grupo que toca a Wikipédia surpreendeu-se com a ousadia da Leo Burnett Tailor Made, que fez questão de mostrar como espera de ter trapaceado — aliás, a suspeita é de que a própria repercussão, negativa ou não, deve ter sido parte da campanha, pois ainda não há comunicado da agência pedindo desculpas ou algo assim.

"A Wikipédia e a Fundação Wikimedia não participaram desse golpe, como a The North Face alegou falsamente. Na verdade, o que a empresa e a agência fizeram foi como estragar propriedade pública, o que é uma ação surpreendente vindo da The North Face. Sua missão declarada, 'inalterada desde 1966', é 'apoiar a preservação do ar livre' —um bem público mantido em confiança para todos nós", disse, em comunicado.

O site Ad Age entrou em contato com a The North Face. A empresa disse que a campanha foi descontinuada e pediu desculpas: "acreditamos profundamente na missão e integridade da Wikipédia e pedimos desculpas por participar de atividades incompatíveis com esses princípios. Efetivamente, acabamos com a campanha e, seguindo em frente, faremos esforços para melhorar e nos comprometer a garantir que nossas equipes e fornecedores sejam mais bem treinados nas políticas do site".

Voluntários removeram as imagens da North Face ou cortaram o logotipo da empresa em todos os artigos relacionados. "Convidamos as empresas a aprenderem as melhores práticas estabelecidas para se engajarem corretamente com a Wikipédia e apoiarem o bem público."

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade