PUBLICIDADE

Acordo com Pentágono impulsionará posição da Microsoft em computação em nuvem, dizem analistas

28 out 2019 - 14h57
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A liderança da Amazon no mercado de computação em nuvem pode ser ameaçada pelo contrato de vários bilhões de dólares acertado entre Microsoft e o Pentágono, disseram analistas de Wall Street nesta segunda-feira.

Logo da Microsoft fotografado em Los Angeles, EUA 
14/06/2016
REUTERS/Lucy Nicholson
Logo da Microsoft fotografado em Los Angeles, EUA 14/06/2016 REUTERS/Lucy Nicholson
Foto: Reuters

Na semana passada, a Microsoft ganhou o contrato do Pentágono denominado Joint Enterprise Defense Infrastructure Cloud, ou JEDI, que vale até 10 bilhões de dólares ao longo de um período de 10 anos, superando a favorita AWS, da Amazon.

As ações da Microsoft subiam 2,4%, chegando a atingir uma nova máxima nesta segunda-feira.

"Resumindo, o contrato representa uma vitória significativa para a Microsoft e impulsiona o Azure (divisão de computação em nuvem da Microsoft) na guerra das plataformas", disse Mark Murphy, analista do JP Morgan.

Atualmente, a Amazon Web Services detém cerca de 32% do mercado de computação em nuvem, enquanto o Azure detém cerca de 18%, segundo a empresa de pesquisa Canalys.

Embora a AWS contribua com quase 13% da receita líquida total da Amazon, o Azure responde por cerca de 33% do faturamento da Microsoft.

Analistas da corretora Compass Point disseram que o acordo foi uma "vitória significativa" da Microsoft sobre a AWS e acrescentaram que a Amazon pode contestar a decisão.

"Esperamos um certo grau de hesitação entre os democratas do Congresso, dadas as dimensões políticas e práticas dessa questão, mas nosso senso é de que é improvável que os parlamentares se aprofundem nessas águas", disse Marshall Senk, da Compass Point.

As corretoras Mizuho e Independent Research aumentaram preço-alvo das ações da Microsoft com a perspectiva da empresa receber um impulso após o contrato.

"No final, o fato do Azure ter sido escolhido como o único fornecedor desse importante projeto é uma prova do quão longe chegou nos últimos dois anos", disse o analista da Mizuho, Gregg Moskowitz, que elevou sua projeção de preço da ação da Microsoft em 8 dólares, para 160 dólares.

O analista Daniel Ives, da Wedbrush, citou que o acordo ajuda a Microsoft a conquistar um pedaçõ maior de um mercado total estimado em 1 trilhão de dólares na próxima década e que apenas com o governo norte-americano é avaliado em 100 bilhões de dólares.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade