PUBLICIDADE

Ações da Daimler caem com denúncia de carros que mascaram emissão de poluentes

11 jun 2018 - 16h47
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

As ações da Daimler caíram após reportagem de que até um milhão de carros da empresa têm dispositivos que mascaram o volume de emissão de poluentes, antes de o presidente-executivo Dieter Zetsche se reunir com o ministro dos Transportes.

REUTERS/Hannibal Hanschke
REUTERS/Hannibal Hanschke
Foto: Reuters

O jornal alemão Bild am Sonntag disse que até 1 milhão de carros têm um software para enganar testes de emissões em veículos a diesel.

Fabricantes de automóveis usam softwares para gerenciar a filtragem de emissões e o desempenho do motor. O dispositivo pode ser classificado como ilegal se os sistemas de filtragem de exaustão forem desativados cedo demais ou sem um bom motivo.

O ministro dos Transportes alemão, Andreas Scheuer, convocou Zetsche depois que a KBA (autoridade de transportes automotivos do país) descobriu "dispositivos de gerenciamento de emissões inadmissíveis" nos motores Mercedes-Benz.

A Daimler disse que está cooperando de forma transparente com a KBA e o Ministério de Transportes da Alemanha.

A Daimler, como outros fabricantes de carros, usa líquidos de nitrato de ureia para neutralizar as emissões de óxido de nitrogênio nos gases de escapamento. No entanto, a autoridade de veículos automotivos da Alemanha, a KBA, questionou os recursos de controle de emissões em meio a suspeitas de que eles permitem que os veículos emitam excesso de poluição sem detecção.

O escândalo de emissões ronda a indústria automobilística alemã desde setembro de 2015, quando a Volkswagen admitiu usar um software que pode dizer quando um veículo a diesel é testado e temporariamente reduzir suas emissões tóxicas para aprovar as regulamentações dos Estados Unidos.

O escândalo do "dieselgate" custou à VW cerca de 30 bilhões de dólares em multas e outros custos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade