PUBLICIDADE

5 soluções tecnológicas que contribuem para o RH 5.0

2 mai 2022 01h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

Depois de anos de digitalização acelerada no setor, o RH 5.0 traz de volta o olhar e a valorização dos funcionários tornando o RH ainda mais estratégico e menos burocrático por meio da tecnologia. Isso significa que as empresas devem investir na implementação de ferramentas e soluções que otimizem o dia a dia dos profissionais dessa área a fim de liberá-los para que possam focar no desenvolvimento dos colaboradores dentro das organizações, definir estratégias de employee experience, employer branding, identificação e valorização de talentos, entre outros. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Gartner em 2020, 69% do tempo de um gerente de RH é normalmente ocupado por atividades que poderiam ser executadas por sistemas, como, por exemplo, o registro de folha de ponto, offboarding, etc, sendo que resta apenas 31% do tempo para que ele possa definir estratégias e se dedicar aos colaboradores. 

Trazendo o foco do setor para a experiência do colaborador, o RH 5.0 busca diminuir as altas taxas de turnover, melhorar o ambiente de trabalho, contribuindo para que os funcionários consigam ser mais felizes e produtivos durante o expediente e contribuir para a manutenção e a retenção de talentos das empresas. 

O FIA Employee Experience de  2020 revela que 27% dos pedidos de demissão se dão porque os funcionários sentem falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, sendo este o maior motivo constatado na pesquisa. Isso mostra o quanto é importante que os gestores tenham tempo para investir no desenvolvimento de talentos.

Dentro desse cenário, separamos uma lista com 5 soluções tecnológicas que ajudam a desburocratizar rotinas e processos para a construção do RH 5.0:

1. Hub de batida de ponto

O conceito de Hub de batida de Ponto se refere a um sistema único capaz de atender às diversas necessidades de RH e do controle de ponto de forma disruptiva para empresas de todos os portes. Por meio deste sistema, é possível acessar a folha de ponto e outros recursos relacionados a batida de ponto de todos os funcionários em um único lugar, até mesmo em times que atuam em diferentes modelos de trabalho. 

Um exemplo dessa solução é a Pontomais, startup de gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. A HR tech desenvolveu um sistema tecnológico completo de soluções para o registro de jornada online em tempo real, como a marcação de ponto por WhatsApp, tablet, reconhecimento facial ou ainda pelo app proprietário, que se somam e se integram aos tradicionais relógios de ponto offline. 

Ao realizar o fechamento automatizado do ponto eletrônico e unificar todos os dados em um único ambiente digital, o sistema da Pontomais otimiza um trabalho que costuma levar dias, e permite que os profissionais de RH tenham mais tempo para focar no desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.

2. Digitalização do RH e DP

A Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para a automatização e digitalização do RH e do DP de pequenas e médias empresas. A partir de um software 100% em nuvem, a startup consegue levar alta tecnologia para ambos os setores, automatizando práticas operacionais e, com isso, dando mais autonomia para as pessoas colaboradoras. 

A solução permite que as empresas gerenciem seus funcionários em uma plataforma completa, integrando todas as rotinas e obrigações trabalhistas em um único software. Atualmente, a Convenia conta com painés específicos que facilitam a gestão de pessoal, sendo eles admissão, gestão de colaboradores, férias e folha.

3. Plataformas de comunicação interna 

A pesquisa Capitalizing on Effective Communication, da Tower Watson, mostrou que as empresas que apostam em alguma estratégia diferenciada de comunicação interna têm um retorno financeiro 47% maior, ou seja, de fato há um aumento no engajamento e na produtividade dos times. A Progic é especialista em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a empresa potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. 

A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. São mais de 600 empresas parceiras, sendo 200 de grande porte, alcançando mais de 550 mil pessoas em todo o país.

4. Soluções que conectam colaboradores a empresas 

Principalmente no mercado de tecnologia, que segue procurando bons talentos e ainda há dificuldade para o setor de RH encontrar esses profissionais qualificados. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) divulgados em 2019 revelam que a demanda anual do setor é de 70 mil novos profissionais. Porém, anualmente apenas 46 mil pessoas se apresentam com o perfil necessário para essas vagas. 

A BossaBox ― primeira empresa a operar por squad-as-a-service no Brasil, ou seja, conecta empresas e profissionais de tecnologia para criar produtos digitais que transformam o mundo, funciona como uma facilitadora para o mercado e também para os profissionais de RH. A startup fornece times completos para trabalhos pontuais de tecnologia, e oferece facilidades para os colaboradores, como trabalhar de qualquer lugar, contratos mais flexíveis e a possibilidade de serem freelancers profissionais. 

5. Plataforma centralizado das demandas de RH

A Sólides, é uma HRTech do Brasil para PMEs e ela oferece uma plataforma all in one e uma metodologia que ajuda as PMEs a crescerem, e segue transformando a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes. 

Em uma única plataforma, oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH: Atração e Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Performance, Engajamento e Retenção, Educação Corporativa, Benefícios e Serviços Financeiros. Também mantém o portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal. 

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade