PUBLICIDADE

5 dicas pra comunicação ser mais profissional no Whatsapp

Não é porque você tem uma pequena empresa que você vai descuidar do profissionalismo na suas comunicações no Whatsapp. Entenda.

22 out 2021 08h00
ver comentários
Publicidade
Whatsapp é uma ferramenta que precisa ser vista com profissionalismo pela PME
Whatsapp é uma ferramenta que precisa ser vista com profissionalismo pela PME
Foto: Rachit Tank / Unsplash

Segundo uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, o Whatsapp é o aplicativo mais aberto por dia no Brasil, e segundo a Baum Digital, 80% dos usuários europeus e latino-americanos o utilizam todos os dias como o principal meio de comunicação. 

Além disso, de acordo com a Digital Defynd, a taxa de abertura de mensagens no Whatsapp é superior a 70%, sendo um ótimo meio para o trabalho de marketing das empresas.

E não para por aí, com sua base de 2 bilhões de usuários, a terceira maior do mundo, ficando atrás apenas do YouTube e Facebook, o Whatsapp é uma das ferramentas mais promissoras para conquistar clientes e melhorar o relacionamento com eles, isso porque além do seu tamanho em território mundial, ele ainda permite que empresas mantenham um relacionamento mais humano e pessoal com os consumidores.

Diante disso, organizações brasileiras vêm investindo no meio para manter uma relação mais próxima com o cliente, criando uma imagem de confiança no mercado e, como consequência, atraindo outras pessoas, já que com a satisfação, o consumidor torna-se um grande defensor da marca.

De olho nesse cenário, Willians Oliveira, CCO e co-fundador da Huggy, plataforma de atendimento digital, listou cinco dicas para ajudar a manter a comunicação no Whatsapp mais profissional:

1 - Evite mensagens de bom dia, religiosas ou piadas

Antes de enviar qualquer mensagem que não seja em relação ao trabalho ou atendimento ao cliente, pense se você falaria isso pessoalmente. Caso a resposta seja "não", evite mandar, pois, dependendo do tipo da mensagem pode acabar ofendendo, já que muitas vezes não conhecemos a vida íntima da pessoa que estamos conversando. O mesmo profissionalismo que você tem presencialmente também vale para o Whatsapp.

2 - Cuidado com o português

Quando escrevemos um e-mail, geralmente, levamos um tempo a mais, pois tomamos cuidado com cada palavra. No Whatsapp nem sempre temos essa preocupação, e a rapidez com que escrevemos pode fazer com que erros aconteçam.

Inclusive, a autocorreção do teclado do celular pode virar um problema, já que a palavra original pode ser alterada por outra com significado totalmente diferente e gerar algum constrangimento. Por isso, antes de enviar, sempre dê uma revisada na mensagem.

3 - Atente-se ao destinatário

Com a pressa, muitas vezes acabamos mandando mensagens que seriam destinadas para uma pessoa, para o destinatário errado. Isso acontece principalmente quando se possui muitas conversas ou grupos.

No geral, essa confusão pode não ter nenhuma consequência, mas dependendo do que é enviado e para quem, as consequências podem ter impactos negativos e por tempo indeterminado na sua imagem profissional.

4 - Horário comercial deve ser levado a sério

Não tem nada mais desagrádavel do que decidir questões corporativas ou atender clientes depois do expediente ou em um happy hour, certo? E no Whatsapp não é diferente. Apesar de não ser necessário responder no mesmo momento, é importante evitar essa comunicação em horários inadequados.

5 - Evite o uso de emojis com quem não tem intimidade

Hoje em dia é normal o uso de emojis para expressar alguns sentimentos, contudo, nem sempre as interpretações sobre aquela "carinha" são as mesmas para todo mundo. Diante disso, evite o uso deles para clientes e colaboradores com quem não tenha intimidade, isso evita com que haja uma má interpretação.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade