PUBLICIDADE

Social-democratas aceitam negociar nova coalizão com Merkel

21 jan 2018 - 13h40
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Reunidos em Bonn, delegados do Partido Social-Democrata (SPD) decidem abrir negociações formais para embarcar num novo governo liderado por Angela Merkel.Em seu congresso extraordinário realizado na cidade de Bonn, o Partido Social-Democrata (SPD), na tarde deste domingo (21/01), votou por iniciar negociações para formar de uma coalizão de governo com as conservadoras União Democrata-Cristã (CDU) e União Social-Cristã (CSU).

Líder Martin Schulz (dir.) e chefe de bancada do SPD  Andrea Nahles saúdam resultado da votação
Líder Martin Schulz (dir.) e chefe de bancada do SPD Andrea Nahles saúdam resultado da votação
Foto: DW / Deutsche Welle

A decisão, por cerca de 56% dos votos, abre uma nova fase no impasse político que toma conta da política alemã desde as eleições gerais de setembro último, em que a CDU da chanceler federal Angela Merkel não alcançou a maioria absoluta que lhe permitiria governar sozinha.

O SPD, parceiro de coalizão na última legislatura, era tido como a última cartada da chefe de governo em busca de um quarto mandato. Um fracasso poderia forçar os alemães a voltarem às urnas - algo que nunca aconteceu - e decretar o fim da era Merkel.

No poder há 12 anos, a democrata cristã e seu partido estão enfraquecidos, após perderem terreno para os populistas na eleição de setembro e depois do fracasso na negociação de uma tríplice aliança, com verdes e liberais, em novembro.

O líder dos social-democratas alemães, Martin Schulz, anunciou o resultado da votação, às 16h30 (hora local, 13h30 em Brasília) com um sorriso um tanto cansado. Antes, num discurso de uma hora, no World Conference Center de Bonn, o político instara seus correligionários a mais uma vez assumir as responsabilidades governamentais ao lado de Merkel. Ou, pelo menos, "esgotar o que é possível para melhorar a vida dos cidadãos, do país e da Europa", nas negociações de coalizão.

AV/afp/rtr

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade