Notícias
Entrevistas
Fotos
O que é a SIP
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 - sábado
Dia 18 - domingo
Dia 19 - segunda
Dia 20 - terça
SIP faz um minuto de silêncio pela morte de jornalistas
Segunda-feira, 19 de março de 2001

A cerimônia de abertura oficial da reunião de meio de ano da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em Fortaleza, teve a apresentação do relatório da Comissão Chapultelpec pelo presidente Alejandro Miró Quesada, do jornal El Comercio, do Peru, e do relatório da Comissão de Impunidade, pelo seu vice-presidente, Gonzalo Marroquín, da Prensa Libre, da Guatemala.

Marroquín relembrou a morte de seis jornalistas nos últimos seis meses e pediu aos presentes que se levantassem e fizessem um minuto de silêncio. Em seguida, ele informou sobre o trabalho da Comissão de Impunidade, que, de outubro do ano passado até este mês, realizou quatro missões especiais em países americanos. A primeira delas, em dezembro, veio ao Brasil discutir um projeto de lei que tramita no Congresso que, se aprovado, vai garantir que todos os crimes cometidos contra jornalistas sejam considerados crimes federais. A idéia é levar projetos iguais a esses para outros países.

Marroquín também informou que a Unidade de Respostas Rápidas (URR) órgão da SIP que investiga crimes cometidos contra jornalistas, atualmente investiga 10 casos. Durante a cerimônia, houve uma homengem a Alain Moudoux, representante da Unesco, em reconhecimento a sua ajuda aos trabalhos da SIP em resguardar o direito á liberdade de informação. O governador do Ceará, Tasso Jereissati, chegou logo em seguida para participar do encontro da SIP.

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
FORTALEZA
Cidade Virtual Fortaleza
Hotéis
A Terra do Sol
Uma metrópole tropical