Notícias
Entrevistas
Fotos
O que é a SIP
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 - sábado
Dia 18 - domingo
Dia 19 - segunda
Dia 20 - terça
Bolsas da SIP garantiram formação de 180 jornalistas
Terça-feira, 19 de março de 2001

Aos 41 anos, o americano de origem nicaraguense Alejandro Aguirre divide seu tempo entre o jornal Diario de Las Américas, publicação em língua espanhola editada em Miami desde 1953 e a presidência do Fundo de Bolsas da SIP, órgão responsável pela concessão de recursos financeiros a jovens jornalistas, como forma de financiar um ano de estudos no exterior.

Segundo ele, 180 profissionais já foram agraciados com o benefício, que é concedido através de cinco a seis bolsas por ano. "O ideal do projeto é permitir que jovens possam aprofundar não só seus conhecimentos de jornalismo, mas também de ética e de gerenciamento de redação", afirma.

Podem se inscrever para concorrer as bolsas de estudo alunos do último ano dos cursos de jornalismo e jornalistas de 21 a 35 anos. É necessário desenvolver um projeto de trabalho e possuir domínio completo da língua do país onde se pretende estudar. Os estudantes e profissionais latino-americanos se candidatam a uma vaga em universidades norte-americanas ou canadenses, enquanto os jornalistas dos EUA e do Canadá podem optar por uma instituição de ensino em qualquer um dos países da América Latina.

"O profissional que tem a oportunidade de passar por um programa como esse adquire uma melhor compreensão do Continente sob qual irá escrever. Com a experiência adquirida neste ano no exterior, o jornalista passa a ter condição de analisar os fatos não apenas com o seu ponto de vista, mas também com a perspectiva de outros países. E isto, no futuro profissional do jornalista, será uma vantagem que não terá preço'', diz Aguirre.

Boas lembranças

A experiência vivida na Colômbia através de uma bolsa de estudos concedida pela SIP foi o pontapé na carreira do americano Claude Erbsen, vice-presidente da Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo. Em 1960, ele deixou os EUA para morar um ano em Bogotá, onde estudou na Universidad de Los Andes e trabalhou no jornal El Tiempo.

"Além de estudar, convenci a direção do jornal de que aprenderia muito mais se pudesse trabalhar diretamente com eles. Acabei tendo a chance de percorrer a Colômbia fazendo reportagens".

Passados 40 anos da experiência, Erbsen continua entusiasmado com a idéia do projeto do Fundo de Bolsas. "O programa é uma ótima idéia, porque dá condições que jovens jornalistas em início de carreira, como foi o meu caso".

Arthur Ferraz/O Povo

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
FORTALEZA
Cidade Virtual Fortaleza
Hotéis
A Terra do Sol
Uma metrópole tropical