Quarta-feira, 19 de março de 2001
Os participantes do encontro da SIP tiveram uma noite movimentada no Centro de Convenções do Ceará na última segunda-feira. Além do forró e da sanfona de Valdonis, puderam ver as cores da moda inverno do estilista Lino Villaventura e degustar uma gastronomia tipicamente cearense. A noitada foi oferecida pelo Governo do Estado com apoio da Santana Têxtil
Um coquetel ao som da sanfona do Valdonys abriu a noite. Foi quase uma hora de muito arrasta pé, xote e xaxado. "É gratificante estar tocando aqui porque muita gente não conhece a nossa música e é fácil perceber o quanto gostam quando ouvem o som que sai do acordeão", disse Valdonys.
Mas a grande atração da noite foi o desfile dos 30 criações do estilista paraense Lino Villaventura. Vinte modelos, nove paulistas e 11 cearenses, mostraram a coleção Inverno 2001. As cores preta e cinza foram predominantes sem serem sombrias. "Apresentei peças mais leves, um inverno light, porque uma coisa é o inverno no Sul e Sudeste do País, aqui temos que evitar peças mais pesadas", disse Villaventura.
Foram 20 minutos de desfile, o suficiente para Lino arrancar aplausos e surpreender muitos integrantes da SIP pouco familiarizados com a evolução da moda cearense. Com mais de 30 anos de carreira o estilista diz que "é muito importante participar de um evento como este, pela primeira vez em Fortaleza. É importante porque a gente divulga, além das nossas raízes culturais, a responsabilidade e seriedade com as quais realiza um trabalho".
Vanessa Alcântara/O Povo