| Conheça os principais pontos do encontro |
|
Sexta-feira, 16 de março de 2001
O encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) terá eventos abertos a todos os participantes - seminários e sessões. Paralelamente, estarão acontecendo reuniões de comissões da SIP, reservadas aos membros de cada uma delas.
No sábado (17), O jornalista Demócrito Rocha Dummar, presidente do Sistema O Povo de Comunicação e anfitrião do evento, dará boas vindas aos participantes. O governador Tasso Jereissati também se pronunciará sobre a importância do encontro e da bandeira da liberdade de imprensa no hemisfério. Já o presidente da SIP, Danilo Arbilla, abrirá os trabalhos das sessões onde, no decorrer da programação, representantes das três Américas vão relatar a situação, país a país, no que se refere à impunidade de crimes contra jornalistas, direitos humanos, liberdade de expressão. Está prevista ainda a vinda do vice-presidente da República, Marco Maciel (PFL), nos eventos da segunda-feira.
É hora de alterar o modelo tradicional - como fazê-lo?. Com esse tema, o palestrante Fernando Leñero, vice-presidente de José Leñero e Associados, em San José, Costa Rica, abrirá o programa de painéis da SIP. Com ele, ainda sobre o mesmo tema, também Luis Javier Solana, do El Universal, México. Já o professor de jornalismo Rosental C. Alves, da Universidade de Texas, Austin, EUA, vai levantar uma questão hoje fundamental nas redações: Internet - chegou a hora de reavaliar sua função no jornal impresso?. Na seqüência, David Hume, do jornal La Prensa, Manágua, Nicarágua, vai falar sobre "Experiências práticas na reengenharia da sala de redação.
Na segunda-feira, um painel, em especial, vai chamar a atenção dos participantes: Declaração Interamericana de Princípios sobre a Liberdade de Expressão. O tema será debatido pelo presidente da SIP, Danilo Arbilla; pelo presidente do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, Pedro Nikken; secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Jorge Taiana; relator especial sobre liberdade de expressão, Santiago Cantón; do Tribune Publishing Company, Jack Fuller; e do El Dia, Raul Kraiselburd.
No mesmo dia, o tema O Amazonas: uma visão amazônica vai trazer para o debate Alberto Mendes, da Coordenadoria para Assuntos da Amazônia Legal; Hamilton Nobre Casara, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente; Roberto Cox, The Post and Courier e o senador Lúcio Alcântara. Outro painel relevante, Há uma imagem mais vibrante do jornal no departamento fotográfico, terá como palestrante Bill Ostendorf, consultor independente de meios de comunicação.
|
|
|
Copyright©
1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
|
|
|