PUBLICIDADE

Revolução sexual dos anos 1960 levou à crise de abusos na Igreja, diz Bento 16

11 abr 2019 - 11h12
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-papa Bento 16 atribuiu os escândalos de abusos sexuais na Igreja Católica aos efeitos da revolução sexual dos anos 1960 e a uma decadência geral da moralidade.

Papa Bento 16 durante audiência na Praça de São Pedro
27/02/2013
REUTERS/Alessandro Bianchi
Papa Bento 16 durante audiência na Praça de São Pedro 27/02/2013 REUTERS/Alessandro Bianchi
Foto: Reuters

Críticos acusaram o papa emérito de tentar desviar a culpa da Igreja.

Em um raro ensaio, Bento 16, que durante 23 anos comandou o escritório doutrinal do Vaticano --muito criticado pela maneira como tratou dos casos de abuso sexual--, argumenta que a revolução sexual levou algumas pessoas a acreditarem que a pedofilia e a pornografia são aceitáveis.

O religioso de 91 anos, que em 2013 se tornou o primeiro papa a renunciar em seis séculos, também alertou que alguns seminários católicos têm uma cultura abertamente gay e por isso não preparam os padres adequadamente.

"Pode ser dito que, nos 20 anos entre 1960 e 1980, os padrões normativos anteriores sobre sexualidade desmoronaram completamente, e emergiu uma nova normalidade que a esta altura se tornou o tema de tentativas diligentes de perturbação", escreveu Bento 16.

Bento 16 comandava o escritório doutrinal em 2002, quando os primeiros casos de abuso sexual na Igreja foram expostos na cidade norte-americana de Boston.

Desde então, escândalos de abusos na Irlanda, Chile, Austrália, França, Estados Unidos, Polônia, Alemanha e outras partes induziram a Igreja a pagar bilhões de dólares de indenizações às vítimas e a obrigaram a fechar paróquias. Muitos casos ocorreram décadas antes dos anos 1960.

As revelações de que padres predadores muitas vezes eram transferidos de paróquia em paróquia, ao invés de expulsos ou processados criminalmente, já que bispos acobertavam os abusos, abalaram a Igreja globalmente e minaram sua autoridade.

No final do ano passado, o cardeal australiano George Pell se tornou a autoridade católica mais graduada a ser condenada por delitos de abuso infantil. Seu papel como ex-assessor do papa Francisco levou o escândalo ao cerne da administração papal.

Bento 16 ofereceu suas avaliações em um longo ensaio publicado na Klerusblatt, revista mensal da Igreja de sua região nativa da Baviera, na Alemanha. Uma autoridade do Vaticano confirmou sua autenticidade.

"Entre as liberdades pelas quais a Revolução de 1968 tentou lutar está a liberdade sexual desenfreada, que não se curva mais a qualquer norma", escreveu, segundo uma tradução em inglês publicada por vários sites católicos.

Alguns teólogos usaram o Twitter para criticar Bento 16.

Massimo Faggioli, professor de teologia da Universidade Villanova, classificou o ensaio como uma "caricatura" da Igreja pós Concílio do Vaticano II, "com todas as suas inventividades e alguns erros trágicos".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade