PUBLICIDADE

Rampa do Planalto é coberta com tinta vermelha em protesto

Homem não identificado que assumiu autoria fala em 'genocídio da juventude'

8 jun 2020 - 11h44
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

No início da manhã desta segunda-feira, 8, parte da rampa do Palácio do Planalto ficou coberta por tinta vermelha, em um ato de vandalismo. Funcionários foram acionados imediatamente para limpar o local. A Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) ainda não se manifestou sobre o episódio.

Um manifestante jogou uma lata de tinta na rampa do Palácio do Palácio do Planalto
Um manifestante jogou uma lata de tinta na rampa do Palácio do Palácio do Planalto
Foto: Cláudio Reis/FramePhoto / Estadão

Inicialmente, não havia informações sobre o responsável pela ação. Cerca de 40 minutos depois, no entanto, um homem não identificado apareceu em frente ao Palácio do Planalto sujo de tinta vermelha gritando "genocídio". Ele foi levado por seguranças da Presidência para dentro do prédio.

Em vídeo publicado pela BandNews, o homem afirma que há um "genocídio contra a juventude brasileira". "Estou aqui pelo povo brasileiro, pela juventude brasileira. É a sétima juventude mais assassinada do mundo Não tem uma política pública, isso é um protesto", afirmou ao ser levado pelos seguranças.

Após o ocorrido, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, foi até o local vandalizado para observar a situação. A tinta, no entanto, já havia sido praticamente toda removida.  Mais tarde, o ministério informou que o responsável por jogar a tinta havia sido identificado e "entregue às autoridades policiais para adoção das medidas legais cabíveis". O material já foi removido por profissionais da equipe de limpeza do Planalto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade