PUBLICIDADE

Quase metade dos britânicos quer novo referendo sobre Brexit

26 jan 2018 - 18h45
Compartilhar
Exibir comentários

Estudo aponta que nova votação é apoiada tanto por apoiadores da permanência do Reino Unido na União Europeia quanto por eurocéticos. Dos entrevistados, 43% temem efeitos negativos do Brexit sobre a economia.Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26/01) pelo jornal The Guardian revelou que 47% dos britânicos são a favor da realização de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Apenas 34% são contra uma segunda votação sobre o chamado Brexit.

Maioria dos britânicos aprovou Brexit em 2016
Maioria dos britânicos aprovou Brexit em 2016
Foto: DW / Deutsche Welle

De acordo com a pesquisa, realizada pela empresa ICM, se os indecisos fossem eliminados dos resultados, seriam 58% os que apoiam um novo referendo, contra 42% que o rejeitam.

Leia também: Brexit Big Band: a trilha sonora de um megadivórcio

A pesquisa concluiu ainda que há pessoas favoráveis a um novo referendo tanto entre aqueles que apoiam o Brexit, quanto os que rejeitam. Segundo a ICM, um quarto daqueles que votaram pela saída do bloco europeu são a favor de convocar uma segunda votação assim que o governo britânico chegar a um acordo com a UE sobre os termos da futura relação entre ambos.

O estudo mostrou ainda que 43% dos entrevistados temem que o Brexit tenha efeitos negativos sobre a economia britânica.

Londres determinou 29 de março de 2019 como data para se desligar do bloco europeu. Até lá, o governo britânico espera chegar a um acordo com a União Europeia que possibilite a continuidade do comércio com o mercado único europeu com as menores barreiras possíveis.

Num referendo realizado em junho de 2016, 51,9% dos britânicos aprovaram o Brexit, mais de quatro décadas depois de o país aderir ao bloco comunitário europeu. Desde então, o país negocia o divórcio com a União Europeia. Em dezembro, os líderes de 27 Estados-membros da UE deram aval ao início da segunda fase das negociações.

Também em dezembro, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, perdeu uma votação-chave sobre o Brexit no Parlamento. A Câmara dos Comuns aprovou uma emenda que obriga o governo britânico a submeter um futuro acordo alcançado com a UE ao aval dos legisladores.

CN/efe/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade