PUBLICIDADE

Putin sanciona lei russa que transforma veículos de imprensa do exterior em "agentes estrangeiros"

25 nov 2017 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo Vladimir Putin sancionou neste sábado a lei que permite que as autoridades considerem veículos de imprensa estrangeiros como "agentes estrangeiros", em resposta ao que Moscou diz ser uma pressão inaceitável dos EUA na imprensa russa.

A nova lei foi aprovada com pressa por ambas as casas do parlamento russo nas últimas duas semanas. Ela agora permitirá que Moscou force a mídia estrangeira a marcar as notícias que fornecem aos russos como o trabalho de "agentes estrangeiros" e revelar suas fontes de financiamento.

Uma cópia da lei foi publicada pelo banco de dados legislativo do governo russo no sábado, dizendo que ela entra em vigor no dia de sua publicação.

O movimento da Rússia contra a imprensa norte-americana é parte da tempestade de alegações de que a Rússia interferiu na eleição presidencial dos Estados Unidos ano passado em favor de Donald Trump.

As autoridades de inteligência norte-americana acusaram o Kremlin de usar as organizações de imprensa russa que financia para influenciar os eleitores norte-americanos e Washington, desde então, exigiu que a emissora estatal russa RT registrasse uma afiliada da companhia sediada nos EUA como "agente estrangeiro".

O Kremlin tem repetidamente negado interferência na eleição e disse que as restrições a emissoras russas nos Estados Unidos são um ataque à liberdade de expressão.

O Ministério da Justiça russo publicou na semana passada uma lista de nove veículos de imprensa apoiados pelos EUA que disse que poderiam ser afetados pelas mudanças.

O órgão disse que havia escrito ao Voice of America (VOA), patrocinado pelo governo norte-americano, e a Rádio Free Europe/Radio Liberty(RFE/RL), junto com sete outros veículos russos ou que utilizam a língua local operados pela RFE/RL.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade