PUBLICIDADE

Protesto em Praga pede renúncia do premiê tcheco

23 jun 2019 - 19h02
(atualizado em 24/6/2019 às 07h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 250 mil vão às ruas da capital da República Tcheca pedir a demissão do primeiro-ministro Andrej Babis, acusado de corrupção. Comparado a Trump, magnata chegou ao poder prometendo limpeza na política.Cerca de 250 mil manifestantes foram às ruas de Praga neste domingo (23/06) para exigir a renúncia do primeiro-ministro da República Tcheca, o magnata Andrej Babis, acusado de corrupção.

Protesto foi um dos maiores na capital tcheca desde a Revolução de Veludo
Protesto foi um dos maiores na capital tcheca desde a Revolução de Veludo
Foto: DW / Deutsche Welle

A manifestação, convocada por um movimento cívico chamado "Um milhão de momentos para a democracia", exigiu também a saída da ministra de Justiça, Marie Benesova, uma antiga promotora acusada de tentar proteger o chefe de governo de possíveis ações legais.

Segundo resultados preliminares de uma investigação da Comissão Europeia, o consórcio agroalimentar Agrofert, propriedade de Babis, recebeu ajudas milionárias de fundos europeus de forma injustificada, inclusive depois de ele já ter assumido o governo.

"Pedimos a saída de Marie Benesova e exigimos a renúncia de Andrej Babis", pronunciou-se no início do protesto Mikulas Minar, o líder da plataforma cívica, que há várias semanas organiza os protestos contra o primeiro-ministro. Esta foi uma das maiores concentrações civis em Praga desde a chamada Revolução de Veludo, que pôs fim ao regime comunista há três décadas.

Babis, de 64 anos, lidera uma coalizão em minoria entre seu partido, o populista ANO, e o social-democrata CSSD. Ele rejeita as acusações, tachando-as de ataque contra o país. De retórica muitas vezes comparada à de Donald Trump, Babis chegou ao governo através das eleições parlamentares de 2017, após uma campanha marcada pelo discurso contra a corrupção, o euro, os imigrantes e os demais partidos políticos, os quais acusava de não fazerem nada, senão sustentar um sistema corrupto.

MD/efe/afp/rtr/ap

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade