Terça-feira com pouca chuva e grande contraste de temperatura
Ar frio influencia o Sul e algumas áreas do Sudeste. Ar muito seco, quente e a fumaça das queimadas ainda predomina pelo interior do Brasil.
A última terça-feira do inverno de 2024 será com pouca chuva e grande contraste de temperatura. O Sul e áreas do Sudeste próximas ao mar passam o dia com temperatura amena, pois sentem a influência de ar frio, de origem polar, que veio com uma frente fria que avança do Rio de Janeiro para Espírito Santo. Por causa da presença do ar polar, tem condições para geada pontual no alto da serra de Santa Catarina.
mapa de risco de temporal para 17/9/24: risco de chuva moderada a forte (regiões amarelas) em
poucas áreas do país (Fonte: Climatempo)
O ciclone extratropical associado a esta frente fria se afasta em alto-mar, na altura da costa do estado do Rio de Janeiro. A chuva desta frente fria fica restrita às areas próximas do mar. Algumas poucas regiões de Minas Gerais poderão ter chuva fraca nesta terça-feira.
Enquanto isso, o ar muito seco, quente e a fumaça das queimadas predomina pelo interior do Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e no interior do Nordeste. O calor de 40°C volta a ser observado em estados como Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará, Maranhão e Piauí.
A umidade relativa do ar continua baixando para níveis de alerta e até emergência em vários estados brasileiros.
Previsão do tempo para o Brasil para 17/09/2024 - terça-feira
Região Sul
Nesta terça-feira, o predomínio é de tempo firme sobre quase toda a Região Sul. Nos estados do RS, de SC e grande parte do PR, o dia deverá ser marcado pelo predomínio de sol entre algumas nuvens. Excepcionalmente em alguns pontos do leste e litoral paranaense, haverá condições para chuva fraca ao longo do dia.
Tendência de circulação ciclônica de ventos em torno de 5 km de altitude ajuda a formar nuvens de chuva no sudoeste paranaense entre o fim da tarde e início da noite. As pancadas ocorrem de forma isolada. Ventos frios de origem polar ainda chegam sobre a região, impedindo que os termômetros se elevem de forma expressiva durante o dia. Sensação térmica amena no decorrer das horas. No período da manhã, as mínimas também devem ser significativamente baixas.
Destaque para possibilidade de geada nos pontos mais elevados da serra catarinense. Haverá condições para rajadas de vento moderadas - independente de chuva - variando entre 40 e 50 km/h em toda região.
Região Sudeste
No Sudeste, uma frente fria que se formou na costa do Rio de Janeiro avança para o Espírito Santo, levando condições para chuva moderada a forte sobre o litoral norte capixaba. Por causa do deslocamento desta frente fria, pode chover fraco em algumas áreas do extremo sul de MG e na Zona da Mata mineira.
O tempo permanece bastante úmido sobre toda costa leste da Região Sudeste, com condições para chuva fraca e temperaturas amenas ao longo do dia.
Destaque para chuva o risco de chuva moderada a forte no litoral norte de SP e na região da Costa Verde, no litoral sul do RJ. No litoral sul paulista e na Baixada Santista, há previsão de chuva moderada. Na Grande SP, a terça-feira deve ser marcada pela forte presença de nuvens, com algumas aparições do sol no decorrer do dia, sem condições para chuva.
No interior paulista, o predomínio é de tempo estável, com sol aparecendo entre poucas nuvens durante o dia. No extremo norte de SP e também em toda porção oeste de MG, a umidade do ar deve registrar índices de atenção, variando entre 21% e 30% durante as horas mais quentes.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, retorno da condição de tempo firme em praticamente toda a Região. O dia deverá ser marcado pelo predomínio de sol entre poucas nuvens, mas ainda tem muita fumaça espalhada sobre a Região.
Excepcionalmente em áreas do extremo sul de MS, instabilidades associadas à circulação de ventos em níveis médios da atmosfera devem contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre o fim da tarde e início da noite.
As temperaturas voltam a se elevar sobre o MS e MT. Destaque para umidade relativa do ar que segue variando entre níveis de atenção e alerta no MT e no centro-sul de GO. A situação é mais delicada no centro-norte de GO e no DF, onde a umidade do ar deve entrar em níveis de emergência, registrando índices abaixo de 12% durante as horas mais quentes.
Calor de 40°C volta a ser observado em áreas de MT e de GO.
Região Nordeste
No Nordeste, a maioria das áreas da Região tem um dia com sol, muito calor e tempo seco, sem condições para chuva, com índices de umidade do ar flutuando entre limiares de atenção e emergência.
Destaque para umidade abaixo de 12% no oeste da BA, centro-sul do MA e do PI. A temperatura pode passar dos 40°C nestas áreas.
Atenção com rajadas de vento se intensificando na região da costa norte do Nordeste
A aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva em áreas do litoral sul da BA, que pode ser moderada a forte, com raios e rajadas de vento em alguns momentos. A infiltração marítima também deve seguir estimulando a formação de nuvens de chuva sobre parte da costa leste do Nordeste. Há previsão de chuva fraca isolada no litoral da Bahia, entre Maceió/AL e Natal/RN no período da manhã.
Região Norte
No Norte, a chuva ganha força sobre o Amazonas, com previsão de pancadas de chuva ainda no período da manhã. Há condições para chuva forte em alguns pontos do noroeste e norte amazonense.
Nas demais áreas da Região Norte, o predomínio é de tempo firme, sem condições para chuva. Sol aparece em meio a muita fumaça das queimadas que ainda estão ativas . Destaque para a umidade do ar em níveis de emergência - abaixo de 12% - no Tocantins e no extremo sudeste do Pará. O calor pode passar dos 40°C.