PUBLICIDADE

SP terá grandes mudanças nos próximos dias

Antes do frio intenso, capital pode registrar tarde mais quente do inverno nesta terça-feira

16 ago 2022 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começou com bastante sol e grande amplitude térmica no estado de São Paulo. Nesta terça-feira (16), o ar seco ainda continua atuando em grande parte do estado, por isso a umidade relativa do ar segue baixa nas horas mais quentes da tarde. Com máxima prevista de 30°C, a cidade de São Paulo pode ter a tarde mais quente do inverno nesta terça-feira. O recorde atual de maior temperatura da estação é de 28,8°C, em 4 de agosto.

As instabilidades que atuam na Região Sul, aumentam a nebulosidade no oeste e sul do estado de São Paulo e já volta chover com moderada a forte intensidade a partir da tarde desta terça.

Na quarta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica favorece o aumento da nebulosidade no estado e o risco de temporais aumenta na região de Presidente Prudente, Bauru e no sul de São Paulo. Ainda venta bastante ao longo do dia no interior, com rajadas de 40 a 60 km/h. Na capital as nuvens aumentam e o calor diminui, mas ainda não chove.

O litoral já fica com mais nuvens e com temperaturas mais baixas.

Frente fria muda o tempo em SP

A passagem de uma nova e forte frente fria sobre o Sudeste vai mudar o tempo da Região ao longo da quinta-feira (18). A chuva já começa pela manhã em Sorocaba, Bauru, região do Vale do Ribeira e áreas de divisa com o estado do Paraná. O sol ainda aparece no decorrer do dia na Grande SP, no norte e nordeste do estado, mas o risco de chuva forte aumenta a partir da tarde e o tempo fica mais fechado à noite. Há risco para temporais.

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Semana termina com muito frio

Uma forte massa de ar polar vai avançar sobre o Sudeste do pais derrubando as temperaturas no estado de São Paulo no fim desta semana.

A sexta-feira será muito fria e com temperaturas invertidas na capital. O dia começa com 15ºC e a temperatura só cai, chegando aos 9°C à noite. O fim de semana vai seguir gelado ainda, com mínimas abaixo dos 10°C e com máximas muito baixas também.

O sábado deve ser um dos dias mais frios deste ano e há chance de um novo recorde. Até o momento, o recorde de menor temperatura é de 7°C de mínima e 12,9°C de máxima, segundo dados da estação automática do INMET.

Vento e mar agitado

As rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h na maior parte do estado de São Paulo na quinta-feira (18). No litoral, as rajadas podem chegar até 80 km/h. Na sexta-feira (19), o mar também fica agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros no litoral paulista.

Tendência

A chuva já perde força em grande parte do estado no fim de semana, mas o destaque vai ser o frio. Há chance de geada na madrugada do sábado nas cidades do oeste paulista.

A faixa sul e leste do estado ainda vai seguir com bastante umidade, por isso muitas nuvens se formam e ainda pode chover na Grande SP, litoral, Vale dos Paraíba e Ribeira e em regiões como Campinas, Sorocaba.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade