PUBLICIDADE

SP está tendo o maior número de focos de fogo em 14 anos

A população do estado de São Paulo deve ficar muito atenta daqui para frente. O inverno de 2024 será marcado por menos chuva do que o normal!

21 jun 2024 - 09h03
Compartilhar
Exibir comentários

Em 20 dias, junho de 2024 já acumulou o maior número de focos de fogo para este mês desde 2010, ano recordista de focos no estado de São Paulo, com 7291 focos ao longo de todo ano.  

Junho de 2010 terminou com 635 focos de fogo ativos e junho de 2024 já tem 370 focos em 20 dias, mais do que o dobro de todo o junho de 2010.

Foto: Climatempo

O monitoramento feito pelo Programa Queimadas, do Instituto de Pesquisas Espaciais, mostra que de 1 de janeiro a 20 de junho de 2024, o estado de São Paulo registrou 1137 focos.

Seca precoce

O inverno é tradicionalmente uma estação seca no estado de São Paulo, quando a chuva é escassa e ocorre, em geral, só na passagem de grandes frentes frias. Só que este ano, o período de seca começou mais cedo a. O mês de maio já foi de pouquíssima chuva e em junho, até o dia 20, estava sem chuva. 

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

A falta prolongada de chuva já reflete no solo e na vegetação, que estão secos ou com muito menos umidade do que deveriam estar nesta época. Esta secura no solo e na vegetação facilita o alastramento de focos de fogo.

Atenção constante

A população do estado de São Paulo deve ficar muito atenta daqui para frente. O inverno de 2024 será marcado por menos chuva do que o normal e temperaturas acima da média. Os eventos de chuva serão raros. 

Por isso, os cuidados precisam ser redobrados porque qualquer fagulha, uma bituca de cigarro, podem iniciar um incêndio.

Não tem previsão de chuva para São Paulo pelo menos até a segunda-feira. Na terça, a passagem de uma frente fria poderá provocar chuva no litoral, no Vale do Ribeira, no sul do estado. A Grande Paulo deve ter queda de temperatura e grande aumento da nebulosidade, mas pouca chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade