PUBLICIDADE

Passagem de ar polar aumenta a amplitude térmica

Madrugadas seguem frias no fim de semana em grande parte do país, mas tardes ficam mais quentes

12 ago 2022 - 06h06
Compartilhar
Exibir comentários

A forte massa de ar frio de origem polar que se espalhou pelo interior do país esta semana é sentida nesta sexta-feira em grande parte do Brasil. O ar frio ainda provoca baixas temperaturas nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia. No fim de semana, áreas do sul e do leste da Bahia também vão resfriar por causa da entrada de ventos frios.

Foto: Climatempo

Foto: Goiânia (GO), por Daniel Sales

Grande amplitude térmica

A presença desse ar frio reduz a umidade do ar e dificulta o crescimento de nuvens sobre o país. Assim, no decorrer desta sexta-feira, a maior parte do Brasil fica ensolarado, com poucas nuvens e sem condições para chuva. Isto vai permitir muitas horas com sol forte para aquecer o ar e uma rápida elevação da temperatura causando uma grande amplitude térmica durante o dia.

A amplitude térmica é a diferença entre a menor e a maior temperatura do dia. Em dias secos, ensolarados, a amplitude normalmente é maior.

No Centro-Oeste e no Norte, apesar do frio do amanhecer, a temperatura sobe rápido e faz calor na maior parte do dia, com temperaturas entre 30°C e 35°C à tarde.

No fim de semana, com o enfraquecimento do ar polar sobre o interior do Brasil, as Regiões Sul e Sudeste também vão ter elevação da temperatura à tarde, mas a noite e o amanhecer seguem frios.

Recordes de frio para o inverno

Confira alguns recordes de frio para o inverno de 2022 que foram registrados em capitais, em 11 de agosto

São Paulo (SP) teve a menor temperatura mínima do inverno, com 9,5°C e a menor temperatura máxima da estação, até agora, com 17,0°C

Goiânia(GO)  registrou a menor temperatura mínima do inverno de 2022, com 10,4°C e também foi a menor temperatura mínima desde o dia 22/05/2022, quando fez 9,5°, segundo a estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Brasília(DF) teve a menor temperatura mínima deste inverno, com 10,1°C . Também foi a menor temperatura mínima desde o dia 22/05/2022, quando fez 8,5°C, segundo a estação convencional do INMET

Cuiabá (MT) registrou a menor temperatura mínima deste inverno de 2022, com 9,7°C e também foi a menor temperatura mínima desde o dia 21/05/2022, quando fez 9,0°C, segundo a estação convencional do INMET

Belo Horizonte (MG) registrou a menor temperatura mínima deste inverno, com 10,2°C. Foi a menor temperatura mínima desde o dia 20/05/2022, quando fez 9,6°C, segundo a estação convencional do INMET

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade